terça-feira, 14 de janeiro de 2020

10 a 15 corridas apenas: Pablo Hermoso anuncia que vai tourear menos em 2020



Pablo Hermoso de Mendoza anunciou em entrevista à revista "Aplausos" que reduzirá em 2020 o seu número de actuações

"Quero tourear muito pouco, umas dez ou quinze corridas. Vou decidir estes dias. Quero desfrutar de esta etapa, manter o meu nível, continuar com o ambiente que tenho. Com esse número de tardes mantenho-me vivo como toureiro. Por outro lado, creio que vai ser uma temporada crucial para o meu filho Guillermo e quero estar pendente dela. Só tenho palavras de gratidão para os aficionados, os cavalos e a vida", afirma.
Pablo Hermoso destaca na entrevista a sua grande ligação a Portugal:
"Portugal sempre foi para mim o escaparate. Ali observei e aprendi desde o princípio, porque têm uma cultura do toureio a cavalo que não havia em Espanha, A minha relação com Portugal é estreitíssima, a minha eguada é de Lusitanos. Apesar dessa vinculação, a nível taurino tive luzes e sombras, não conseguia ter de todo o carinho dos aficionados mais exigentes. Desde há dez anos desfrutei de tourear em Portugal".
E acrescenta:
"O toiro é distinto. Quase não sangre e move-se muito. Estou vivendo um idílio muito bonito com Portugal. Mostro-me como sou. O meu toureio ali não tem nada de acessório, é tal como o sinto. É a parte do mundo onde mais desfruto agora mesmo".
E sobre o brinde de Diego Ventura a seu filho Guillermo, recentemente, na praça mexicana de Juriquilla, um gesto que marcou a aficion e pode ter tido um importante significado quanto ao futuro das relações entre Hermoso e Ventura, Pablo diz que o interpretou assim:
"Vaticinei-o e disse-o a Guillermo (...) Foi um detalhe bonito por parte de Diego. Os problemas pessoais e profissionais que tenhamos tido entre nós não devem afectar nem os nossos amigos nem às nossas famílias".
Nesta temporada de 2020 Pablo Hermoso está já anunciado para uma corrida em Évora e seu filho Guillermo para outra. É natural que venham também ambos ao Campo Pequeno em cartéis separados.

Fotos D.R./Juan Andrés H. Mendoza