sábado, 25 de janeiro de 2020

Festas de La Puebla com um "color especial"

La Puebla del Rio vive hoje e amanhã as suas festas em honra de San Sebastián
com esse "color especial" que diferencia Sevilha do mundo
Carlos Ruiz Villasuso, director e proprietário do site mundotoro.com e crítico 
taurino espanhol da revista "Aplausos", com Miguel Alvarenga e Pedro Marques
A Peña Cultural Taurina Morante de la Puebla, cujo presidente é o conhecido
aficionado português Pedro Marques
Fernando e Guiomar Marques, os pais de Pedro Marques, com Fátima
Pinto Bessa e o Guadalquivir como pano de fundo
A praça de toiros portátil onde amanhã se realiza a novilhada
Momentos de aficion e de sonho vividos por dezenas de crianças esta tarde
no encierro infantil em La Puebla


Miguel Alvarenga - Em La Puebla Del Rio, a poucos quilómetros de Sevilha, a terra dos irmãos Peralta. também a terra adoptiva de Diego Ventura e a terra que viu nascer José António Morante Camacho, o famoso matador de toiros Morante de la Puebla. a festa já começou hoje, sábado, apesar de uma manhã chuvosa que obrigou a adiar para amanhã o tradicional encierro (ao meio-dia) e a novilhada mista sem picadores, com início às quatro da tarde.
Pelas calles, pelas várias peñas taurinas, pelos bares e restaurantes de La Puebla já se vive o ambiente de festa, a festa em hora de San Sebastián, de que o próprio Morante é um dos principais impulsionadores e porventura o maior entusiasta. Alguns portugueses (a acrescentar aos que já aqui estão) são esperados amanhã por estas bandas.
Esta tarde teve lugar o também habitual encierro infantil, sem reses, antes com tourinhas, que demonstrou bem quanto a aficion está enraizada na juventude desta vila espanhola. Muitas crianças com capotes, muletas e estoques a viver um sonho que um dia se pode tornar realidade.
Para já, o ambiente é enorme, para esta noite já se anunciam alguns espectáculos musicais - e a festa em La Puebla continua com esse tal "color especial" que tanto diferencia Sevilha do resto do mundo.

Fotos M. Alvarenga