segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Procissão, encierro e novilhada "encheram o dia" ontem em La Puebla del Rio

A procissão de San Sebastián, santo patrono de La Puebla, antecedeu o
encierro de ontem de manhã
Pedro Marques, Morante de la Puebla e Juan José Padilla ontem na novilhada
em La Puebla del Rio
"El Melli", "Peregrino" e o rejoneador Alexis Navarro sairam em ombros no
final da novilhada com praça esgotada
Foto Emílio Trigo/mundotoro.com
Milhares nas ruas no encierro de ontem de manhã


Miguel Alvarenga - A procissão com a imagem de San Sebastián, patrono de La Puebla del Rio, e o tradicional encierro dominaram a manhã de ontem na aficionadíssima vila sevilhana, onde o dia começou enevoado mas o sol teimou depois em aparecer e trazer alegria e cor a estas festas tão emblemáticas.
Muitas figuras do toureio acorreram hoje a La Puebla, entre as quais os matadores (retirados) José António Campuzano, Emílio Muñoz, Juan José Padilla e também os actuais diestros Rafael Serna, Oliva Soto e Juan Ortega (que no próximo dia 1 de Fevereiro actua em Mourão), que ali se juntaram ao carismático toureiro/ídolo da terra - Morante de la Puebla.
Pela tarde, em praça portátil, teve lugar a já também tradicional novilhada mista sem picadores, empenhada organização do próprio Morante e do nosso conterrâneo Pedro Marques, que um ano mais deram oportunidade a joven toureiros de várias localidades de Espanha.
Com praça esgotada e novilhos de excelente nota da ganadaria de Dolores Rufino, foram triunfadores os novilheiros "Peregrino", de Jerez de la Frontera (duas orelhas) e Germán Vidal "El Melli", de Sanlúcar de Barrameda (duas orelhas e rabo) e também o rejoneador Alexis Navarro, de Alcalá de Guadaíra, que substituiu a anunciada Esmeralda Quintín (vítima de uma queda de cavalo num treino), que cortou também duas orelhas e rabo, saindo os três em ombros.
Os novilheiros Álvaro Alfonso e Manuel Olivero, ambos de Sevilha, cortaram uma orelha cada, enquanto que Nabil "El Morito", jovem toureiro de origem muçulmana natural de Pamplona, foi ovacionado no mais complicado dos novilhos, que lhe deu poucas opções.
Ao longo do dia de hoje, não perca aqui no "Farpas" uma grande reportagem destas festas em honra de San Sebastián que marcaram o fim-de-semana em La Puebla del Rio.

Fotos M. Alvarenga