quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Agosto: Corrida do Emigrante em Tomar homenageia o emblemático forcado Fernando Hilário

Ontem no "Toucinho" em Almeirim: da esquerda para a direita, António
Alexandre, provedor da Misericórdia de Tomar, Fernando Hilário, Francisco
Madureira, João Pedro Bolota e Paulo Graça
Fernando Hilário (à direita) com Francisco Costa Montezo (que lhe sucedeu anos
depois na chefia dos Forcados Lusitanos) e Miguel Alvarenga em 1981 durante
o sorteio dos toiros para a corrida em que o grupo português pegou na
Monumental Plaza México

Fernando Hilário, um dos mais emblemáticos forcados nacionais, será homenageado pela empresa de João Pedro Bolota na Corrida do Emigrante em Agosto na praça de Tomar

O empresário João Pedro Bolota organizará duas grandes corridas nesta temporada na renovada praça de Tomar e na de Agosto, de homenagem ao emigrante, presta homenagem ao histórico forcado tomarense Fernando Hilário.
Ontem, Bolota e Paulo Graça, também antiga glória da forcadagem, jantaram em Almeirim no Restaurante "O Toucinho" com Fernando Hilário e o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Tomar, (proprietária da praça), António Alexandre, onde deram as primeiras pinceladas no que vai ser a temporada de 2020 na cidade do Nabão.
Fernando Hilário iniciou-se como forcado no antigo grupo do Colégio Nun'Álvares de Tomar, comandado ao tempo por Manuel Faia, passou pelos Amadores de Lisboa e destacou-se depois sobretudo como elemento dos Amadores de Montemor, que ainda hoje elege como "o seu grupo", ao tempo chefiado por António José Zuzarte. No início da década de 80 fundou os Forcados Lusitanos, inicialmente com o espírito de formar uma selecção composta por elementos de vários grupos para pegar no estrangeiro (Venezuela e México), mas que depois se tornou num dos grandes grupos desse tempo.
Este ano, também, será publicado um livro sobre a vida deste emblemático e histórico forcado, que vai ser lançado por altura da Corrida do Emigrante, estando também prevista a realização de uma exposição na Santa Casa da Misericórdia de Tomar sobre a carreira de Fernando Hilário.

Fotos D.R.