segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

"Tauromaquia das Emoções": Carvalho Dias lança primeiro livro só com fotos de colhidas e momentos dramáticos nas arenas

À semelhança do que fizeram nos anos 60 em Espanha os famosos fotógrafos
Botán, Henrique de Carvalho Dias lançou hoje no nosso país o primeiro livro
inteiramente dedicado a colhidas e aos momentos mais dramáticos vividos nas
últimas décadas nas praças de toiros portuguesas
102 páginas profusamente ilustradas com mais de 200 instantâneos dramáticos
captados nos últimos anos nas arenas por Henrique de Carvalho Dias


Saíu hoje à venda o livro "Tauromaquia das Emoções" de Henrique de Carvalho Dias, primeira obra publicada no nosso país só com fotos (impressionantes!) de colhidas. Retrata o outro lado da Festa, como bem refere Miguel Alvarenga no prefácio. O autor, um dos mais emblemáticos fotógrafos taurinos nacionais, afirma que esta é a dura realidade da Festa. Que não pode ser esquecida. E muito menos escondida

Chegou finalmente a bomba! O livro mais esperado pela aficion nacional. "Tauromaquia das Emoções" saíu hoje e já está à venda nos locais habituais onde se encontram normalmente os livros editados por Henrique de Carvalho Dias, um dos mais emblemáticos repórteres fotográficos taurinos nacionais.
É o primeiro livro publicado em Portugal só com fotos de colhidas e momentos dramáticos vividos nas arenas por cavaleiros, matadores, novilheiros, bandarilheiros e forcados - mais de 200 instantâneos que arrepiam e foram captados ao longo de décadas nas nossas praças por Carvalho Dias.
É "o outro lado da Festa", como escreve o jornalista Miguel Alvarenga no prefácio da obra, afirmando que "a Tauromaquia é, foi sempre, uma arte em que a glória se confundiu com a tragédia, uma luta de vida tentando enganar a morte e onde nem sempre o homem saíu vencedor. São muitas, ao longo dos anos, as páginas de sangue em que esta história foi escrita, descrita e mostrada em fotografias".
E acrescenta:
"Nos tempos conturbados e indefinidos em que vivemos, há quem defenda que a tragédia da Festa não deve ser mostrada para não beliscar a 'sensibilidade' dos que nos atacam e não ser usada como arma de arremesso contra a arte que todos amamos e defendemos, preferindo tapar o sol com uma peneira, esconder a cabeça na areia como a avestruz e fazer de conta que só acontecem episódios cor de rosa no centro de uma arena onde se joga a vida e se está, a todo o momento, às portas da morte e do fim".
"E numa altura em que se dividem opiniões e em que são os próprios repórteres fotográficos taurinos (alguns) a defender que o lado trágico da Festa Brava deve ser escondido, omitido e jamais mostrado ao grande público, eis que Henrique de Carvalho Dias tem a coragem, a ousadia e o profissionalismo de aos costumes dizer nada - e publicar este livro" - acrescenta Miguel Alvarenga.
Carvalho Dias, por seu turno, escreve, em nota de encerramento, que este livro reúne "algumas das imagens captadas ao longo dos tempos, bem demonstrativas das emoções vividas numa corrida de toiros. As colhidas".
E deixa bem frisado:
"Nutro respeito por quantos numa arena dourada buscam a glória e a fama e quantas das vezes vêem goradas as suas intenções protagonizando dramáticas colhidas, derramando o seu generoso sangue e pagando, por vezes com a própria vida, um elevado tributo à Festa, para que perdure ao longo dos tempos. É a dura realidade da Festa de Toiros".
O livro de Henrique de Carvalho Dias, com 102 páginas profusamente ilustradas com momentos de grande emoção captados nas arenas, custa 15 euros e pode ser pedido através do email revtoiros@zonmail.pt ou adquirido nos locais habituais. Em Lisboa, por exemplo, pode desde hoje encontrá-lo na tabacaria do centro comercial da praça de toiros do Campo Pequeno.

Fotos M. Alvarenga e Henrique de Carvalho Dias/"Tauromaquia das Emoções"