Embora permaneça ainda, por mera precaução, em estado de coma induzido, é estável e regista francas melhoras o estado clínico de António Ribeiro Telles, internado no Hospital do Espírito Santo em Évora (foto de baixo) depois da violenta colhida que sofreu no domingo em Reguengos de Monsaraz quando lidava o segundo toiro do seu lote, da ganadaria Mata-o-Demo.
A equipa médica que o assiste já começou a reduzir a sedação por forma a acordá-lo e melhor poder avaliar a extensão da lesão (contusão cerebral), mas, como já aqui referimos, António não corre perigo de vida, encontra-se estável e recuperará a 100%.
Os últimos exames a que foi sujeito ontem voltaram a descartar a existências de lesões graves ou sequelas e, segundo fonte hospitalar, o facto de ainda se encontrar em coma induzido é um processo normal nestas circunstâncias e revela que os médicos estão a ter todas as precauções e todos os cuidados com a recuperação do doente.
Como ontem escreveu na sua página do Facebook o Dr. António Peças (conceituado cirurgião, que foi o primeiro a assistir e a estabilizar o toureiro na enfermaria na praça), "o Cabo da Boa Esperança já está à vista".
António Ribeiro Telles, Mestre dos Mestres do toureio a cavalo, que actuara já este ano em várias corridas, inclusivé na primeira do ano em Lisboa (5 de Agosto), tem vários compromissos anunciados para o resto da temporada, entre os quais a participação na corrida-estrela da Feira da Moita a 14 de Setembro com seu sobrinho João e com o matador espanhol Morante de la Puebla, bem como um mano-a-mano com João Moura Jr. em Santarém na Corrida da CAP a 25 de Setembro, esperando-se que esteja recuperado a tempo de os poder cumprir.
Força, António!
Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e D.R.