sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Campo Pequeno: as palavras de Pombeiro - que ninguém ouviu...

Por mais incrível que pareça - e não parece, é! - já lá vão quinze anos desde a reinauguração do Campo Pequeno e ainda ninguém entendeu que a aparelhagem sonora da praça é um verdadeiro e vergonhoso caos. E nem há meio de corrigirem esta anomalia...

Não se percebe patavina do que dizem, quando falam. Bem podem anunciar os próximos cartéis, apelar ao uso das máscaras, dar ordens sobre a forma como devemos sair da praça, perder tempo a ler bonitos textos de homenagem - que quem fala parece sempre que o está a fazer debaixo de água, no fundo de uma piscina ou mesmo de um oceano... Mau de mais para uma sala como esta...

Por isso e pela importância que tinham, mas ninguém ouviu nem percebeu, aqui deixamos as curtas, mas bem significativas palavras com que ontem, ao início da corrida, o empresário Luis Miguel Pombeiro evocou o momento solene que ali celebrávamos, a homenagem mais que merecida ao Maestro João Moura. Falou pouco - mas disse tudo:

"Tudo, mas tudo, o que hoje aqui se pudesse dizer sobre a figura e a trajectória de glória de João Moura seria pouco para retratar um tamanho percurso de mais de 40 anos pelas arenas de todo o mundo.

"É o Manolete do toureio a cavalo, o ídolo de Portugal e dos portugueses, a referência maior do toureio a cavalo em todo o mundo.


"Viemos hoje aqui homenageá-lo. Por tudo. Obrigado a todos os que disseram presente. Obrigado aos aficionados deste país que jamais viraram as costas àquele que maiores e mais alegrias nos deu nas arenas em quase cinco décadas de glória e arte.


"Estamos todos aqui por João Moura. Pela História que ele escreveu.


"Obrigado, Maestro!".


Luis Miguel Pombeiro

Ovação e Palmas


Fotos M. Alvarenga



Depois do discurso, o empresário fez a João Moura a entrega
de uma lembrança evocativa desta noite histórica. O Maestro
brindou-lhe a seguir a sua primeira lide, em sinal de
reconhecimento. E depois foi ao centro da arena e ergueu
o tricórnio aos céus, em homenagem ao seu antigo
apoderado Carlos Empis