sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Moura em noite mágica: os cães ladraram, a caravana seguiu!

Miguel Alvarenga - Desta vez é que foi mesmo caso para dizer que os cães ladraram (fizeram um chinfrim dos diabos!), mas a caravana passou. E passou com a mesma força de sempre. Ou mais. Olé, olé, João Moura!

Ambiente pesado na rua - e desagradável, sobretudo pelo barulho, pela falta de chá, pela total e completa ausência de civismo e educação, mas felizmente sem incidentes -, mas totalmente controlado pelo forte aparato policial que garantiu, como fora assegurado, a total e completa segurança de todos. Extraordinária operação da PSP.

Este foi, muito provavelmente, o maior espectáculo cultural, em termos de público e de ambiente, desde o início da pandemia. O Campo Pequeno encheu, dentro do possível, e a praça estava, de facto, a rebentar pelas costuras.

João Moura recebeu uma longa e estrondosa ovação, todos de pé, mal entrou na arena. A aficion estava ali toda por ele.

Acabou a corrida em ombros e a sair em glória pela porta grande, depois de uma lide colossal no quarto toiro da noite, quatro ferros curtos de praça a praça, e entrar pelo toiro dentro, à antiga. Podem passar mais cem anos que tão cedo não aparece outro Toureiro como este. Ainda e sempre, a glória primeira do toureio equestre mundial.

Muito bem seus filhos João e Miguel. Muito bem os forcados de Santarém e de Montemor. Sérios, exigentes, bem apresentados, mas nem sempre transmitindo como se desejava, os toiros de Veiga Teixeira sairam uns pontos abaixo do que é costume na ganadaria. Mas não desiludiram.

A noite foi do Maestro Moura. E foi do empresário Luis Miguel Pombeiro, que apostou forte nesta homenagem - e ganhou! Os aficionados deram um estalo de luva branca a quem a deviam dar. E até Campinos estiveram na praça, fardados a rigor, a aplaudir o Rei. Cá por coisas...

Amanhã (que já é hoje) contamos tudo em pormenor.

Mas melhor era impossível. Grande, eterno, único, intocável, genial, a aperfeiçoar todos os dias a perfeição - Olé, olé, João Moura!

Fotos M. Alvarenga

Lide colossal no quarto toiro da noite. Moura toureou como
só ele sabe... e o resto são cantigas!
Euforia nas bancadas. Praça de pé a aplaudir a maestria!
Moura e Pombeiro: os triunfadores da noite!
Campinos na praça a aplaudir o Rei! Cá por coisas...

Grande aparato policial. Operação extraordinária da PSP

Os cães ladraram, a caravana passou! Olé, olé, João Moura!