sexta-feira, 29 de abril de 2022

Salgueiro das Costa sobre a corrida de domingo no Cartaxo: "Que o romance entre a força e a inteligência seja o mais templado e subtil possível!"

Depois, já, de alguns triunfos sonantes nesta temporada, João Salgueiro da Costa - que foi um dos grandes triunfadores do ano passado - tem no próximo domingo uma tarde muito especial na praça de toiros do Cartaxo, onde vai estar ao lado de seu Pai, o génio João Salgueiro, na hora da sua reaparição nas arenas. Completam o cartel Rui Fernandes e o seu sobrinho Duarte, num emotivo e aliciante confronto de dinastias. Vamos conhecer as suas expectativas para domingo.

Entrevista de Miguel Alvarenga


- Que significado tem para ti esta corrida especial de domingo no Cartaxo em que vai reaparecer teu Pai?


- É a nossa terra e vamos estar rodeados de pessoas amigas e com quem convivemos no dia a dia e só por isso tem um significado especial! 

Desde miúdo que vi muitos triunfos do meu Pai no Cartaxo e foi ali que também comecei a sonhar em ser toureiro e a imaginar um dia ser eu a tourear no Cartaxo e poder proporcionar grandes lides como via o meu Pai fazer! 

É uma grande responsabilidade tourear aqui, por toda a imagem que a família Salgueiro tem construído ao longo dos anos!



- Um confronto de dinastias, um cartel diferente que, pelo menos, não “é mais do mesmo”… Preparado para o confronto?

- É um cartel pouco visto, porque o meu Pai tem toureado pontualmente nos últimos anos, o Rui e o Duarte Fernandes têm baseado mais as suas temporadas em Espanha e, portanto, acho bastante atractivo e apelativo para os aficionados! 

Acima de tudo, estou com muita vontade em me pôr diante do toiro, entregar-me de coração sem pensar em consequências!


- Moralizado para a temporada, depois dos grandes passos em frente dados nas duas últimas? 


- É verdade, foram temporadas de grande crescimento, onde consegui cimentar o meu toureio! Agora estou com muita ilusão nesta temporada que se está a desenhar, são muitas as corridas de “peso” para que estou contratado, mas são essas que gosto de integrar e que ambiciono sempre tourear!



- Que mais corridas especiais em 2022?

- Graças a Deus há várias corridas especiais esta temporada, vou tourear nas datas mais emblemáticos do calendário taurino, como o aniversário da “Palha Blanco”, onde vou tourear seis toiros no dia 30 de Setembro, o concurso em Alcochete no dia 14 de Agosto, o 17 de Agosto em Coruche e o concurso em Évora que é já no próximo dia 15 de Maio. É motivador e gratificante sentir que contam comigo para estar nas datas de maior importância!


- Se um Salgueiro “incomoda” muita gente, dois Salgueiros “incomodam” muito mais? Como vai ser no domingo no Cartaxo? 


- Não sei como vai ser, e ainda bem que não sei, penso que a improvisação é a essência das corridas de toiros. Cada vez mais tento não pensar na corrida que se aproxima, não imaginar que cavalo vou tirar se saída ou nos curtos, não imaginar se vou de praça a praça ou se vou encurtar mais as distâncias! Tento ao máximo não fazer filmes antecipados, esperar que o toiro saia dos curros e depois é deixar fluir!

Vamos para emocionar e tourear bem e que o romance entre a força e a inteligência seja o mais templado e subtil possível!


Fotos M. Alvarenga