sábado, 30 de julho de 2022

Canas Vigouroux deram sopa de corno no Montijo! Triunfou o Grupo de Cascais!

Miguel Alvarenga - Toiros sérios exigem grupos de forcados dos melhores. É uma velha máxima, infelizmente nem sempre cumprida pelas empresas. E isso aconteceu ontem no Montijo.

O grupo de forcados Amadores Montijo, na primeira temporada em que é capitaneado pelo novo cabo José Pedro Suissas, encontra-se em fase de renovação, com sangue novo, mas ainda provavelmente não capaz de dar a volta necessária. Depois de este ano já terem pegado nas duas primeiras corridas do Montijo e de terem presença assegurada na última, em Setembro, de homenagem póstuma ao seu antigo cabo José Luis Figueiredo, impunha-se que ontem se tivessem resguardado e que a empresa tivesse optado por um grupo em melhor momento para fazer face a um compromisso que não se antevia fácil com os duros toiros de Canas Vigouroux.

O resultado esteve à vista: um primeiro toiro pegado à terceira pelo forcado Ricardo Almeida a dobrar Hélio Lopes, que se lesionou após duas tentativas; um segundo toiro, o terceiro da noite, a ir vivo aos currais depois de ter mandado dois forcados de cara para a enfermaria - João Paulo Damásio e Gonçalo Costa - e de também o não terem conseguido pegar de cernelha, tentada por Joaquim Consulado e, de novo em praça, Ricardo Almeida; e, por fim, o cabo a salvar a honra do convento, com uma boa pega, ao primeiro intento, ao quinto toiro da corrida.

Um dia não são dias. O grupo está em fase de renovação, tem novos valores a rodar e a estrear em breve. Há que preparar o futuro, de cabeça erguida - e aprender com os fracassos para construir os triunfos de amanhã. Força, Grupo do Montijo!

Em muito melhor forma, triunfou, a léguas, o valoroso grupo de forcados Amadores de Cascais, sob a chefia do experiente Paulo Loução (que rabejou superiormente o quarto toiro), com três grandes pegas à primeira consumadas por Afonso Marques Jesus, Ricardo Silva e Carlos Dias (que brindou ao antigo guarda-redes Ricardo, da Selecção Nacional, um grande aficionado), com o grupo a ajudar na perfeição nas três brilhantes intervenções.

Fique agora com as fotos das sequências das seis pegas (cinco e uma não-pega) ontem na histórica corrida celebrada na Monumental do Montijo, com praça cheia!

Fotos M. Alvarenga

















Primeira pega consumada à terceira por Ricardo Almeida, do
Grupo do Montijo, a dobrar Hélio Lopes, que se lesionou após
duas tentativas









Rija pega, com o grupo a ajudar muito bem, de Afonso Marques
Jesus (Cascais) ao segundo toiro, brindada a Luis Rouxinol



























O terceiro toiro de Canas Vigouroux recolheu aos currais sem
ser pegado e mandou pelo menos três forcados para a 
enfermaria - do Grupo do Montijo







Segunda grande pega dos Amadores de Cascais ao quarto toiro
por intermédio de Ricardo Silva, com o grupo de novo a ajudar
superiormente e o cabo Paulo Loução a rabejar muito bem







José Pedro Suissas, forcado de méritos confirmados, novo cabo
dos Amadores do Montijo, salvou a honra do seu convento com
uma grande pega ao quinto toiro e foi acompanhado na volta
à arena pelo primeiro ajuda, que esteve a noite toda enorme






Carlos Dias na última grande pega da noite, fechando com
chave de ouro uma corrida triunfal para os de Cascais