sábado, 30 de julho de 2022

Rouxinóis e Fernandes e o Grupo de Cascais em noite para a História ontem no Montijo

Uma grande noite de toiros, uma jornada de muito esplendor e praça cheia ontem no Montijo (três quartos fortíssimos da lotação preenchidos), à antiga, a provar que quando os empresários sonham, acabam mesmo por comandar a vida

Cartel diferente, os Rouxinóis e os Fernandes juntos pela primeira vez a repartirem triunfos memoráveis, quer nas lides a sós, quer nos duos, que quando bem desempenhados animam qualquer plateia. Seis toiros "brancos" (jaboneros) de Canas Vigouroux bem apresentados, a empregarem-se, exigindo, a proporcionar actuações deslumbrantes aos quatro cavaleiros - acabaram todos em praça (foto de cima), com o público de pé, a aplaudir calorosamente uma noite inesquecível. Quando assim é, ganha a Festa! 

Uma noite de tremenda dignidade para comemorar a carreira de glória (35 anos de alternativa) de um Grande Toureiro, Luis Rouxinol, marcada também pela diferença do toureio e da arte de Rui Fernandes (devia tourear mais em Portugal, é pena que apareça tão pouco) e pelo futuro garantido das duas dinastias com lides empolgantes de Rouxinol Jr. e de Duarte Fernandes.

No que aos forcados diz respeito, a noite foi claramente dos Amadores de Cascais, capitaneados por Paulo Loução, com três grandes pegas ao primeiro intento por intermédio de Afonso Marques Jesus, Ricardo Silva e Carlos Dias.

Os Amadores do Montijo em noite para esquecer. Ricardo Almeida pegou, na terceira tentativa, o primeiro toiro da noite, a dobrar Hélio Lopes, que se lesionou após duas tentativas. O terceiro toiro da corrida foi vivo aos currais depois de várias tentativas de João Paulo Damásio e Gonçalo Costa, ambos seguindo de maca para a enfermaria, seguindo-se mais duas tentativas igualmente frustradas da dupla Joaquim Consulado/Ricardo Almeida para consumar a pega de cernelha. No último toiro da noite, o cabo José Pedro Suissas acabou por salvar a honra do convento com uma boa pega à primeira.

Ao longo do dia, não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga e todas as fotos das pegas, dos melhores momentos dos cavaleiros e dos Famosos que ontem encheram a Monumental do Montijo.

Fotos M. Alvarenga e D.R./Montijo Arena