quarta-feira, 27 de julho de 2022

Carreira de glória de Luis Rouxinol à vista de todos na Frente Ribeirinha do Montijo

Na Frente Ribeirinha do Montijo, com o Tejo e os barcos como pano de fundo, está desde ontem patente ao público, em seis painéis, a Exposição "Luis Rouxinol - 35 anos de Alternativa", onde os aficionados e muitos transeuntes que diariamente frequentam a zona podem recordar as principais etapas da trajectória de glória do consagrado cavaleiro, contadas em textos e mostradas em fotografias.

A exposição é da autoria de José Cáceres e foi promovida pela Câmara Municipal do Montijo, cujo presidente, Nuno Canta, um autarca exemplar que deu sempre a cara pela Tauromaquia, a inaugurou ao final da tarde de ontem, enaltecendo as muitas qualidades do toureiro e a sua importância para a cidade, de onde é natural. Como sempre, Nuno Canta fê-lo num vibrante e emotivo discurso, por todos aplaudido, onde uma vez mais destacou as virtudes do cavaleiro e a força da Tauromaquia na sua cidade.

Marcaram presença outros autarcas, entre os quais José Manuel Santos, vereador da Câmara do Montijo; Fernando Caria, presidente da União de Freguesias de Montijo e Afionsoeiro; Mário Ferreira, presidente da União de Freguesias de Pegões; e também Ilídio Massacote, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Montijo.

Depois das apresentações feitas por José Cáceres e das tão significativas palavras proferidas pelo presidente Nuno Canta, Luis Rouxinol percorreu os vários painéis evocativos dos seus 35 anos de alternativa comentando as importantes etapas da sua trajectória desde os inícios e respondendo às perguntas que lhe foi fazendo José Cáceres.

O cavaleiro esteve acompanhado pela sua família, Mulher e filhos e outros familiares, pelo seu apoderado Rui Bento e seu filho Rui Pedro, e pelos bandarilheiros da sua quadrilha, Manuel dos Santos "Becas" e João Bretes.

Marcaram também presença na inauguração da Exposição os dois empresários da Monumental do Montijo (onde Luis Rouxinol comemora oficialmente a efeméride numa grande corrida nesta sexta-feira, dia 29), José Luis Zambujeira e João Anão Madureira; os históricos bandarilheiros Luis Peixinho, Paco Duarte e José Carlos Nicolau; o cabo dos forcados Amadores do Montijo, José Pedro Suissas, bem como os antigos cabos António Sécio e Jorge Beatriz e outros elementos do grupo; e a cavaleira Ana Batista, com seu marido, Orlando Vicente, única companheira de Rouxinol que esteve ontem a seu lado; além de aficionados montijenses e representantes de tertúlias locais, como a de São Pedro.

Depois da exibição do documentário "Querer é Poder", há uma semana no Cine-Teatro do Montijo, foi ontem a vez da inauguração desta Exposição comemorativa dos seus 35 anos de alternativa. Segue-se na sexta-feira a grande corrida na Monumental do Montijo, com início às 22h00, em que vão actuar os cavaleiros Luis Rouxinol, Rui Fernandes, Luis Rouxinol Jr. e o praticante Duarte Fernandes, os forcados Amadores do Montijo e Amadores de Cascais, frente a seis imponentes toiros jaboneros (brancos) da ganadaria Canas Vigouroux.

Fotos M. Alvarenga

José Cáceres no acto de inauguração oficial da Exposição
ontem na Frente Ribeirinha do Montijo, ladeado por Nuno
Canta, presidente da Câmara, e por Luis Rouxinol

O presidente Nuno Canta elogiou num vibrante discurso as
muitas qualidades de Luis Rouxinol e a importância da Festa
Brava na sua cidade


Rouxinol percorreu depois os vários painéis que contam a
história da sua gloriosa carreira de 35 anos de alternativa
comentando as várias etapas e respondendo às perguntas
de José Cáceres. Nas fotos de baixo, os seis painéis que
passam em revista a trajectória do grande cavaleiro