quarta-feira, 27 de julho de 2022

Novo empresário Bruno Gaivoto fala das suas expectativas para a corrida de domingo em Lavre

As corridas de toiros voltam à localidade de Lavre, perto de Montemor-o-Novo, a terra de Mestre Simão da Veiga, no próximo domingo, 31 de Julho, por iniciativa do novo empresário tauromáquico Bruno Miguel Teles Gaivoto (foto), que faz precisamente neste dia a estreia da sua empresa Tradição Distinta, formada este ano.

"Numa altura em que a nossa Festa é tão atacada, abracei este desafio, para mim é um sonho tornado realidade, e formei esta nova empresa para dar o meu contributo à Tauromaquia e não deixar que isto morra!", começa por nos dizer Bruno Gaivoto, explicando de seguida os porquês desta estreia empresarial em Lavre:

"É uma localidade com grande tradição taurina, é a terra de Mestre Simão da Veiga e não se realizavam corridas em Lavre há 14 anos. Uns amigos meus que fazem parte da Comissão de Festas do Festival de Lavre desafiaram-me a recuperar esta data e não vacilei. É importante que se comecem de novo a recuperar as datas das corridas tradicionais da nossa temporada".

A corrida vai realizar-se numa praça portátil instalada à saída de Lavre (fotos em baixo), que, segundo o empresário, "apesar de desmontável, é uma praça digna, com todas as comodidades para os aficionados, espaçosa, que reúne todas as condições necessárias para a realização de um espectáculo tauromáquico".

Sobre o cartel, diz-nos o empresário Bruno Gaivoto:

"Penso que é um elenco bem montado, atraente e diversificado, com dois cavaleiros consagrados e uma jovem toureira a que se dá uma oportunidade de estar ao lado dos grandes. O Rui Salvador é um toureiro que dispensa apresentações, no ano passado teve um êxito grande em Évora com os Palhas, este ano indultou um toiro de Pablo Romero em Montemor e tem somado triunfos com a sua maestria nas últimas corridas em que o vimos actuar. O Gilberto Filipe é também um belíssimo toureiro, acaba de sagrar-se bicampeão do mundo de Equitação de Trabalho, é um cavaleiro que está, às vezes, esquecido pelas empresas, mas que no ano passado obteve um triunfo memorável no Montijo na corrida em que alternou com Pablo Hermoso de Mendoza, figura máxima do toureio a cavalo, e que terminou a temporada em grande com outro triunfo importante em Évora com os Palhas. E damos uma merecida oportunidade a uma jovem cavaleira, a Mara Pimenta, porque os jovens têm que ter oportunidades para demonstrarem o seu valor e para que a Festa não acabe. Penso que é um cartel diferente, bem montado, para todos os gostos e espero que seja uma corrida que marque esta temporada".

Quanto aos forcados, o empresário leva a Lavre os Amadores de Évora e de Coruche. E diz-nos porquê: "São dois grupos dos melhores do país, os Amadores de Évora cumprem 60 anos de existência na próxima temporada, os de Coruche são também um dos melhores grupos do momento, penso que estão reunidas as condições para, também no que respeita à forcadagem, termos uma tarde de grande competição entre o Alentejo e o Ribatejo".

Lidam-se seis imponentes toiros da ganadaria Monte Cadema, de Nuno Cabral. Bruno Gaivoto fala-nos dos toiros:

"O toiro é o Rei da Festa e a minha empresa não podia estrear-se de melhor forma apresentando no domingo em Lavre uma importante e muito bem apresentada corrida de toiros da ganadaria Monte Cadema, que esta temporada já alcançou dois êxitos notáveis em Alpalhão, onde um toiro foi indultado e regressou ao campo, e também na Amareleja. É um curro muito sério, com imenso trapio, variado de cores de pelagem, de grande apresentação, acredito que os aficionados nada terão a dizer e vão sair satisfeitos".

Em suma, "creio que estão reunidas todas as condições para que seja uma grande tarde de toiros, os preços estão acessíveis a todas as bolsas, os bilhetes mais caros, para a sombra, custam 20 euros e, para o sol, 17", afirma Bruno Gaivoto, a terminar.

Fotos D.R.

A praça está instalada à saída de Lavre e reúne todas as
condições de comodidade e segurança para receber os
aficionados na tarde do próximo domingo, dia 31