José Santos, cavaleiro natural de Vila do Conde, aluno de Jorge D'Almeida na Academia de Toureio a Cavalo de Almeirim, faz esta noite a sua estreia nas arenas actuando na novilhada de oportunidade aos novos da Feira da Moita (22h00).
Nascido e criado em Vila do Conde, José Santos monta a cavalo desde criança e sempre foi o mundo equestre a sua grande paixão. Formado em Engenharia Biomédica, dedica-se profissionalmente à área da saúde há vários anos.
Refere a praça de toiros da Póvoa de Varzim como o “seu berço” da tauromaquia, pois foi nessa praça que assistiu às suas primeiras corridas de toiros. É mais um de tantos exemplos da força da afición nortenha, afición essa que frequentemente tem demonstrado a sua raça e mobilização por este espetáculo da cultura portuguesa.
Os cavalos e os toiros sempre o acompanharam como hobby e recentemente aceitou o desafio de participar como cavaleiro amador no festejo taurino da Feira da Moita, oportunidade que surgiu após ter começado a aperfeiçoar a sua técnica nesta arte na Academia de Almeirim.
Esta noite na praça moitense "Daniel do Nascimento" actuam quatro cavaleiros amadores e quatro novilheiros, dois espanhóis e dois portugueses, lidando-se oito novilhos de distintas ganadarias e pegando os forcados de Vila Franca de Xira e do Aposento to da Moita.
O estreante José Santos reparte cartel com os cavaleiros Marco Santos e Mariana Avó e o jovem rejoneador espanhol Paco Canales (pupilo de António Maria Brito Paes) e com os novilheiros Sérgio Domínguez, Manolo Luque "El Exquisito", Leonardo e Martim Torrão.
Foto maissemana.pt


