domingo, 9 de abril de 2023

Novo Cortes triunfa na prova de praticante em Santo Aleixo

Francisco Maldonado Cortes, o novo cavaleiro da célebre dinastia de Estremoz, obteve ontem um triunfo notável na sua prova de praticante no festival em Santo Aleixo, Monforte, passando com louvor e distinção no exame. 

Filho do também cavaleiro Francisco Cortes (que ontem actuou ao lado do filho neste dia especial), neto de Mestre José Maldonado Cortes, figura incontornável do nosso toureio equestre, e sobrinho do também cavaleiro de alternativa Afonso Maldonado Cortes, o jovem Francisco deu ontem com segurança, maturidade e valor um importante passo em frente, passando agora a actuar de casaca e tricórnio e dando assim continuidade a tão histórica dinastia de cavaleiros tauromáquicos.

Francisco Maldonado Cortes enfrentou um novilho-toiro de Murteira Grave, o melhor da tarde, com o qual reafirmou a sua desenvoltura e a eficiência de bom lidador, estando superior na ferragem curta, com destemidas entradas ao píton contrário e artísticos remates - o público acarinhou o novo cavaleiro com vibrantes ovações.

O Maestro João Moura abriu praça com a usual maestria frente a um exemplar de Gregório de Oliveira; Francisco Cortes patenteou a sua raça e o seu valor com um novilho de Sommer D'Andrade; João Moura Caetano foi autor de uma lide triunfal frente a um novilho da sua ganadaria (Irmãos Moura Caetano) que foi nobre; e Manuel Telles Bastos lidou com a classe que o caracteriza o novilho de São Martinho.

Pegaram os Amadores de Montemor e das Caldas da Rainha, que de manhã tinham vencido o Concurso de Pegas (sorte de gaiola, pega de caras e de cernelha) disputado por 19 dos 21 grupos que estavam anunciados. Faltaram os Amadores de Cascais e os Amadores de Alcochete, estes pelo facto de à mesma hora se realizar o funeral de José Barrinha da Cruz, forcado da fundação do grupo, pelo qual se guardou um minuto de silêncio ao início do festival.

Por Montemor pegaram Afonso Vasconcelos, à segunda; Joel Santos, à primeira; e Bernardo Batista, também à primeira. Pelo Grupo das Caldas foram caras Francisco Calisto e Salvador Serenho, ambos à primeira tentativa.

A praça de Santo Aleixo registou uma entrada de dois terços e o festejo foi bem dirigido por Marco Gomes, assessorado pelo médico veterinário José Tenório Guerra.

Fotos José Canhoto


Momento do brinde a seu pai, Francisco Cortes









Momentos da lide triunfal de Francisco Maldonado Cortes na
sua prova para praticante ontem em Santo Aleixo; e, em baixo,
sua Mãe, Nídia Cortes, feliz pelo êxito do filho