quinta-feira, 27 de abril de 2023

Forcados Amadores de Beja celebram no sábado o seu 15º aniversário

Fundado em 1975 por João Caixinha, primeiro cabo, o Grupo de Forcados Amadores de Beja teve depois Luis Moura como sucessor do cabo fundador, mas acabou por extinguir-se em 1984.

Renasceu vinte e quatro anos depois, em 2008, com Manuel Almodôvar como cabo (até 2013), a que se seguiu José Maria Charraz (até 2018), sendo desde então capitaneado por Miguel Sampaio.

A data de 2008 é agora a da fundação do GFA de Beja e é a efeméride de quinze anos de existência que se vai comemorar no próximo sábado 29 de Abril, com diversas actividades, na cidade de Beja.

Pelas 10h00 será a Benção das Jaquetas na Igreja do Carmo, seguindo-se às 14h00 a fardação em casa da Família Brito Paes (tal como aconteceu há quinze anos no dia em que o Grupo reapareceu).

Os Amadores de Beja (antigos e a atuais elementos) pegam no sábado em solitário os seis toiros da ganadaria Sesmarias Velhas do Guadiana na tradicional Corrida Ovibeja, com início às 17h00 na praça de toiros da sua cidade, em que vão actuar os cavaleiros Luis Rouxinol, Tito Semedo, Moura Caetano, o rejoneador Andrés Romero, Miguel Moura e Salgueiro da Costa. Nesta corrida presta-se homenagem póstuma a António Jorge Covas Lima, um grande amigo e seguidor do GFA de Beja, recentemente falecido.

Depois da corrida, o jantar do Grupo será no recinto da Feira Ovibeja (21h00), seguindo-se a festa dos 15 anos, a partir das 24h00, no Bar do Grupo também na Ovibeja.

Foto GFA de Beja/Facebook