quarta-feira, 26 de abril de 2023

Azinhaga (Golegã) será Berço do Campino em 2024

Jaime AmanteSe a localidade de Azinhaga era a "Aldeia mais Portuguesa do Ribatejo" agora passa também a ser "Berço do Campino".

O Município da Golegã e a Associação “Toiro à Corda” apresentaram ontem o cartaz do I Festival do Campino, evento que se irá realizar a partir de 2024 na Azinhaga, pretendendo ser um certame anual de exaltação da cultura tradicional do nosso país e especialmente da freguesia de Azinhaga.


O evento contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal da Golegã, António Camilo, do representante da Associação Toiro à Corda, Diogo Romão e do vice-presidente da Câmara da Golegã, Diogo Rosa.


Houve ainda lugar a uma declamação por parte de Raul Caldeira (foto de cima)  com versos dedicados ao Campino e ao Ribatejo e uma actuação do Rancho dos Campinos d’Azinhaga, que dançaram o tradicional fandango (também na foto de cima).


Este projecto irá ser dinamizado pelo Município da Golegã e pela Associação "Toiro à Corda", um grupo de jovens locais que desde o primeiro momento mostrou-se empenhado e motivado em abraçar a ideia, trabalhando desde já para que o evento seja um sucesso.


A Azinhaga tem uma ligação e um currículo ímpar na dedicação à criação do cavalo e do toiro, cuja referência maior é a ganadaria de Rafael José da Cunha, (hoje extinta) que a partir de 1830 criou toiros bravos de casta portuguesa e de onde saiu o primeiro toiro português lidado em Madrid.


A Azinhaga é, também, a terra onde nasceram, viveram e trabalharam ilustres campinos, símbolos maiores do Ribatejo.


Estes e outros motivos são a chave para que se eleve e promova, a nível turístico e cultural, a “Azinhaga, Berço do Campino”.


Fotos D.R.