sexta-feira, 28 de abril de 2023

Apresentada esta tarde na Moita a grande corrida de 28 de Maio

A empresa Tauroleve, de Ricardo Levesinho, fez hoje ao final da tarde, no Clube Taurino da Moita, a apresentação oficial da grande corrida que se realizará dentro de um mês, a 28 de Maio, na carismática praça "Daniel do Nascimento", festejo que marca, quatro anos depois, o regresso de Diego Ventura ao seu país natal, e em que toma a alternativa o valoroso cavaleiro Paco Velásquez, apadrinhado pelo consagrado Rui Fernandes, que esta temporada cumpre 25 anos de alternativa - e de glória.

Os três cavaleiros marcaram presença no acto, que foi apresentado por Pedro Afra Rosa (Balé), ilustre advogado, grande aficionado e antigo forcado do Grupo de Santarém.

Os dois grupos de forcados que actuam nesta corrida, Alcochete e Aposento da Moita, estiveram representados pelo cabo do primeiro, Nuno Santana, e por Pedro Filipe, em representação do cabo moitense Leonardo Mathias, ausente por motivos profissionais. Presentes, também, muitos forcados dos dois grupos.

O acto contou com as honrosas presenças do presidente e da vice-presidente da Câmara da Moita, Carlos Albino e Sara Rodrigues da Silva, bem como da representante da Junta de Freguesia, do presidente do Clube Taurino da Moita, J. Pedro Romão, do presidente da Sociedade Moitense de Tauromaquia, Pedro Brito de Sousa, e da aficionadíssima deputada social-democrata Fernanda Velez - que não perde oportunidade para expressar publicamente e sem complexos o seu apoio à arte e à cultura tauromáquica. 

Os cavaleiros e os representantes dos dois grupos de forcados fizeram curtas intervenções, tendo Paco Velásquez sido o primeiro, manifestando a sua alegria e o seu orgulho por ir viver na importante praça de Moita o momento esperado da sua alternativa.

Rui Fernandes congratulou-se também por marcar presença, como cabeça de cartaz, nesta importante corrida e por conceder a alternativa ao seu amigo Paco Velásquez, tendo proferido ainda na sua intervenção palavras de apreço pela presença, a dar a cara pela tauromaquia, do presidente da Câmara da Moita.

Também em curtas palavras, Diego Ventura - que igualmente celebra este temporada 25 anos de alternativa - expressou a sua felicidade por, finalmente, e ao fim de quatro anos de ausência, voltar a tourear em Portugal, referindo que encara esta corrida do seu regresso ao país onde nasceu com a mesma responsabilidade e a mesma honra daquelas que neste ano de 2023 marcaram e marcam os seus regressos a Sevilha e a Madrid.

Num gesto senhorial e de muita camaradagem, Nuno Santana, cabo dos Amadores de Alcochete, deu a palavra ao representante do Grupo do Aposento da Moita. "Já que em praça não podemos dar a primazia ao grupo da terra, porque somos mais antigos, faço-o aqui", disse.

Tanto Pedro Filipe, como Nuno Santana, expressaram depois, em curtas, mas sentidas intervenções, a honra de estarem presentes nesta que é, sem dúvida alguma, uma das maiores e mais esperadas corridas da presente temporada.

Por fim, o empresário Ricardo Levesinho congratulou-se por ter conseguido levar o barco a bom porto e trazer Ventura de volta a Portugal numa corrida ao lado do consagrado Rui Fernandes, do promissor Paco Velásquez e de dois dos principais grupos de forcados nacionais, com toiros de uma das mais prestigiadas ganadarias, a de Passanha.

O ganadeiro Diogo Passanha, já em Sevilha, onde amanhã António Telles toureia um toiro seu na Real Maestranza, não pôde estar presente esta tarde na Moita.

Antes da apresentação oficial do cartel, os presentes assistiram a um simbólico - e fantástico - momento de toureio de salão protagonizado por um jovem e uma jovem alunos da Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita. A provar que a juventude está aí, com aficion, entusiasmo e com arte (e que arte!) para assegurar o futuro da Festa.

E de hoje a um mês lá estaremos todos na praça da Moita!

Fotos M. Alvarenga





Dois jovens alunos da Escola de Toureio da Moita numa bonita
sessão de toureio de salão - há futuro na Festa!
J. Pedro Romão, presidente do Clube Taurino da Moita
Pedro Afra Rosa apresentou o acto
Carlos Albino, presidente da Câmara da Moita, voltou a expressar
o seu apoio à tauromaquia e congratulou-se pelo grande cartel
que a empresa Tauroleve apresenta na tarde de 28 de Maio

Rui Fernandes, Diego Ventura e Paco Velásquez - os três
cavaleiros da corrida
Os toureiros e os representantes dos dois grupos de forcados
O empresário Ricardo Levesinho no uso da palavra
O aficionado João Margalho
Um aspecto da assistência esta tarde no Clube Taurino da Moita
O bandarilheiro Sérgio Nunes e o matador moitense "Cuqui"
Ricardo Levesinho, Ntinu Wen e Pedro Brito de Sousa
A representante da Junta de Freguesia, a vice-presidente e o
presidente da Autarquia moitense e o presidente do Clube
Taurino
Pedro Brito de Sousa, presidente da Sociedade Moitense de
Tauromaquia