domingo, 30 de abril de 2023

Praça cheia em Estremoz: Moura e Bastinhas distanciam-se do pelotão!

A corrida de toiros que ontem à tarde se celebrou na praça de Estremoz registou a maior enchente de sempre desde a sua reabertura em 2013 e decorreu em ambiente de fazer lembrar outros tempos, com grande entusiasmo nas bancadas, sem calor em demasia e com muita entrega do público face aos triunfos dos cavaleiros e forcados.

João Moura Júnior e Marcos Bastinhas voltaram ontem a distanciar-se do pelotão e já ninguém tem dúvidas de que formam actualmente uma das mais interessantes parelhas de alta competição no toureio a cavalo.

Moura abriu praça com o toiro de Veiga Teixeira (vencedor do prémio de apresentação) numa lide superior e esteve depois soberbo no quarto da ordem, de Ascensão Vaz, rematando a sua actuação com duas "mourinas" que levantaram o público.

Bastinhas deu a volta ao exigente segundo toiro da tarde, da ganadaria Branco Núncio, e foi depois, no complicado e sabidão exemplar de Murteira Grave que empolgou tudo e todos, em especial com três ferros de parar corações. Praça em total euforia.

António Prates alternou momentos altos com outros de menor inspiração frente aos toiros de Castro e de Pégora (vencedor do prémio de bravura). Não deixou os seus créditos por mãos alheias, mas esteve ontem uns furos abaixo do seu melhor.

Grandes pegas dos forcados de Montemor (Bernardo Dentinho à primeira, José Maria Cortes Pena Monteiro à primeira e José Maria Vacas de Carvalho à segunda) e de Évora (João Cristovão à terceira, Rui Bento à primeira e Henrique Burguete à primeira).

A corrida foi bem dirigida por Agostinho Borges, que esteve ontem assessorado pelo médico veterinário João Candeias.

Mais logo, ao longo do dia deste domingo, vamos mostrar-lhe em primeiro lugar as sequências das seis pegas, depois traremos a detalhada análise de Miguel Alvarenga, os Momentos de Glória dos três cavaleiros e todas as fotos dos Famosos que ontem encheram até às bandeiras a praça de Estremoz. Um triunfo, também, da empresa Toiros & Tauromaquia e da Tertúlia Tauromáquica de Estremoz.

Fotos M. Alvarenga

João Moura Jr.


Marcos Bastinhas

António Prates
Maioral de Veiga Teixeira recebendo o prémio de apresentação
Simão da Veiga recebendo o prémio de bravura atribuído do
toiro de Pégoras