quinta-feira, 28 de novembro de 2024

IVA das touradas desceu... e agora os preços dos bilhetes vão descer também?...

Quatro anos depois do agravamento do imposto - introduzido pelo Governo de António Costa no Orçamento de 2020, que passou a tributar a actividade tauromáquica a 23% quando antes estava na taxa mínima - o Governo de Luis Montenegro (PSP/CDS) acabou com a injustiça e o IVA das touradas voltou a descer para 6% (a partir de 2025).

A descida do IVA dos bilhetes das touradas de 23% para 6% foi hoje aprovada no Parlamento, por proposta dos dois partidos do Governo da Aliança Democrática, PSD e CDS/PP, com os votos também do Chega e do PCP. O PS absteve-se e votaram contra a Iniciativa Liberal, o Bloco de Esquerda, o Livre e o PAN.

Os partidos do Governo tinham justificado a proposta de alteração com a que consideravam ser uma “discriminação negativa” das touradas “no âmbito das taxas de IVA aplicadas nas entradas em espectáculos culturais”

“Nada justifica que as actividades tauromáquicas, que integram o património cultural português, não integrem a lista de espectáculos cujas entradas são taxadas a 6%”, refere ainda a proposta, que, como em cima referimos, foi aprovada com os votos favoráveis do PCP e do Chega, além da AD


Nas redes sociais, a página Touradas da Federação ProToiro publicou este cartaz que aqui reproduzimos e onde se congratula pelo facto de a Festa "estar imparável".


Resta agora saber se a descida do IVA nos bilhetes das touradas fará mesmo baixar os preços dos mesmos e tornará o espectáculo, outra vez, acessível a todas as bolsas. Têm agora a palavra os senhores empresários. 


Foto Touradas