Honra para Portugal e para os ganadeiros nacionais: Manuel Calejo Pires recebeu o troféu para a melhor ganadaria lidada em Ayamonte em 2024 (foto de cima) no decorrer da Gala dos II Prémios Taurinos “Puerta de España” que se realizou-se esta sexta-feira no Auditório "Amador Jiménez" em Ayamonte, (Huelva).
O evento, organizado conjuntamente pela Peña Taurina de Ayamonte e pelo Ayuntamiento de Ayamonte, teve um grande êxito junto do público, tendo contado com a presença de importantes autoridades regionais e locais, bem como de um bom número de profissionais e toureiros, incluindo o empresário da praça de touros local, Jorge Buendía.
A entrega de troféu foi precedida de um colóquio com a participação de
Eduardo Dávila Miura e Rafael Peralta, em representação do Club de Aficionados Práticos, que foi de grande interesse para os aficionados.
Tanto o Delegado do Governo da Junta de Andaluzia em Huelva, José Manuel Correa, como o alcaide do Ayuntamiento de Ayamonte, Alberto Fernández, manifestaram “uma defesa sem complexos da tauromaquia, como parte das raízes e da cultura ibérica", e elogiaram também a fantástica gestão da Peña Taurina 'Puerta de España', a segunda em número de sócios em toda a província, 170, assim como o êxito da extraordinária gala de entrega de troféus.
O alcaide Alberto Fernández, encarregado de encerrar o evento, anunciou que no próximo ano haverá uma corrida de toiros no dia de Nuestra Señora de las Angustias, 8 de Setembro, recuperando assim as grandes tardes de toiros em Ayamonte.
No evento, conduzido por Rocío Molina, foram entregues os seguintes prémios, obras do artista Manuel Domínguez:
- Prémio ao triunfador do festival taurino de 25 de Fevereiro em: Manuel Jesús “El Cid”.
- Prémio para o novilheiro triunfador do festival taurino de 8 de Setembro: Javier Zulueta.
- Prémio para a melhor ganadaria lidada em Ayamonte em 2024: Manuel Calejo Pires.
- Prémio à defesa da festa brava: Propriedade da Praça de Toiros de Ayamonte.
- Prémio à difusão da festa tauromáquica: o novilheiro local Carlos Tirado.
Fotos D.R./ Paco Guerrero/"Huelva Información"
Os premiados: Manuel Calejo Pires, "El Cid", Javier Zulueta, Carlos Tirado e o representante dos proprietários da praça |