segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Uma "mão cheia" de pretendentes à praça da Terrugem

Alguns empresários queixam-se muito de que "isto não está fácil", mas depois as praças vão a concurso e aparecem sempre "uma porção deles" a concorrer em força - essa é que é essa.

À praça de toiros da Terrugem (Elvas), cuja entrega de propostas terminou na sexta-feira, concorreu "uma mão cheia" de empresários, sete ou oito diz-se, entre os quais António Pedro Vasco, Toiros com Arte (Jorge Dias e Samuel Silva), Tertúlia Óbvia (José Luis Zambujeira e João Anão), Florindo Ramalho e Toiros & Tauromaquia (Margarida e António José Cardoso).

O contrato de adjudicação é por cinco anos, uma das cláusulas obriga a proceder a obras de restauro na praça e outra deixa claro que haverá preferência pelas empresas sediadas no concelho de Elvas.

As propostas vão ser hoje abertas. A praça, recorde-se, é propriedade da Associação Amigos da Terrugem, uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) e a temporada resume-se praticamente a uma corrida de toiros no primeiro fim-de-semana de Agosto, nas festas anuais, podendo ainda haver um segundo festejo.

Nos últimos anos, a praça esteve adjudicada à Ovação e Palmas de Luis Miguel Pombeiro (que não concorreu), que há três anos se associou à Toiros com Arte (foi a primeira parceria que fizeram), sendo esta a empresa que praticamente geriu a praça desde então.

Foto D.R.