segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Temporada de Oiro da Nazaré terminou em grande: Paco Velásquez indultou último toiro de Passanha

Noite de glória de Paco Velásquez na Nazaré

Rui Bento deu por encerrada a triunfal temporada da Nazaré este sábado com a terceira corrida (de quatro) que registou lotação esgotada - o que constitui um palmarés invejável na trajectória de qualquer empresário e também de qualquer praça. A da Nazaré foi este ano, indiscutivelmente, a praça da temporada

Foi palco de quatro corridas de toiros, três com lotação esgotada e uma cheia; e ainda de uma novilhada, a da "Orelha de Ouro" da revista "Novo Burladero", que voltou a ser um êxito e um exemplo, dando oportunidade aos novos valores, sobretudo do toureio a pé.

A corrida deste sábado, que encerrou a Temporada de Oiro na Nazaré, foi a tradicional noite da Procissão das Velas e da homenagem a Nossa Senhora da Nazaré, um evento emocionante que abriu o festejo e foi abrilhantado pela voz da consagrada fadista Teresa Tapadas e com a participação do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré e do Rancho Folclórico Tá-Mar.

Os toureiros e forcados concentraram-se junto ao Palácio da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, caminhando depois pelas ruas integrados procissão rumo à praça - um quadro notável acompanhado por todo o público com muita emoção.

Artisticamente, a temporada nazarena fechou com uma noite de triunfo para os seis cavaleiros intervenientes e para os três grupos de forcados, muito por obra e graça dos seis magníficos toiros da triunfadora ganadaria Passanha, havendo a registar que o cavaleiro Paco Velásquez - que quem viu afirma ter tido "a actuação da sua vida", naquela que está a ser uma temporada de plena consagração para ele - indultou o sexto e último toiro da noite, o nº 90, de nome "Orelhudo", com 535 quilos, que voltou para o campo para dar continuidade ao momento de grande sucesso que a ganadaria vive há já vários anos, fruto do brilhante e conhecedor labor levado a cabo pelo prestigiado ganadeiro (e antigo cavaleiro tauromáquico) Diogo Passanha. De parabéns uma vez mais!

Paco Velásquez teve uma noite de plena consagração e de grande apoteose, fechando com chave de ouro uma corrida que teve momentos brilhantes por parte de todos os cavaleiros, nomeadamente Luis Rouxinol, Marco José (que toureou nesta praça pela última vez, pois despede-se em Évora a 25 de Outubro), o mexicano Emiliano Gamero, o espanhol Andrés Romero e ainda João Salgueiro da Costa, outra figura que está a marcar esta temporada.

Noite de grandes pegas, que estiveram a cargo dos grupos de forcados do Cartaxo (Bernardo Sá, que dobrou Vasco Campino, que se lesionou num joelho e foi transportado ao Hospital de Leiria; e José Oliveira, que fez uma enorme pega ao primeiro intento), Académicos de Coimbra (João Gonçalo à primeira e António Pinto Basto à segunda) e Caldas da Rainha (Salvador Serrenho e António Proa, este numa grande e emotiva pega, ambos à primeira tentativa).

Durante este dia de segunda-feira, voltaremos com novas reportagens a esta última e marcante corrida da grande temporada da Nazaré.

Fotos Miguel Calçada e D.R.




Momentos da apoteótica actuação de Paco
Velásquez no sábado na Nazaré
Cavaleiros e forcados com Rui Bento ao início
da Procissão das Velas 
Terceira corrida de lotação esgotada na Nazaré

Fé, beleza e emoção na Procissão das Velas