segunda-feira, 6 de outubro de 2025

México: o regresso triunfal de Javier Funtanet em Pachuca (Hidalgo)


Mariana Fraga Louceiro - Na segunda corrida da Feira de Pachuca, realizada na Monumental “Vicente Segura”, Javier Funtanet tornou-se o grande protagonista da tarde. Com o primeiro toiro foi aplaudido e deu volta à arena após uma faena de entrega e emoção. Com o segundo assinou a obra cimeira do seu regresso, cortando duas orelhas que o consagraram como o máximo triunfador do festejo.

Com “Héctor”, da ganadaria Xajay, mostrou-se desde a recepção em “Generoso” com pulso e mando, colocando dois rojões de castigo que encaminharam a lide. Em “Sabina” iniciou um tércio de bandarilhas titânico, executando batidas perfeitas que levantaram a emoção do público. A mobilidade e fixidez do astado permitiram-lhe brilhar nas bandarilhas longas e, já com “Gitano”, encurtar distâncias para deixar uma soberba bandarilha em sorte de violino, adornada com piruetas. Com “Detalle” completou a obra em terrenos comprometidos, colocando com acerto as curtas e as rosas.


No seu segundo toiro, “Wingston”, voltou a demonstrar temple e autoridade desde o saludo com “Aztlán”. A presença de “Sueño” foi determinante no tércio de bandarilhas, acariciando as investidas com elegância e emoção. Três bandarilhas vibrantes, cravadas no tempo exacto, colocaram o público de pé, e o fecho com as curtas e rosas rubricou uma actuação de alta toreria. O rojão de morte foi certeiro, e as duas orelhas chegaram como prémio a uma tarde de maturidade, entrega e projeção, que confirmou Javier Funtanet como um dos jovens rejoneadores mais sólidos e promissores do panorama taurino no México. Toureio que no próximo ano pode vir pela primeira vez fazer campanha na Europa.


Foram lidados quatro toiros de Villar del Águia e dois de Xajay e o rejoneador Javier Funtanet repartiu cartel com os matadores Héctor Gutiérrez (palmas e divisão de opiniões) e Arturo Gilio (palmas e volta à arena). Pegaram os Forcados Hidalguenses (pega ao primeiro intento ao primeiro toiro) e os Forcados de Pachuca (pega também à primeira ao quarto toiro da corrida).

Foi rendido ao início um minuto de aplausos (não de silêncio) em memória do rejoenador Ramón Serrano, falecido na semana passada.


Fotos Manolo Briones e Mariana Fraga Louceiro