Finalmente e depois do adiamento devido às tempestades que assolaram o país, a praça de toiros de Mourão (foto) será finalmente neste fim-de-semana o grande palco dos primeiros festejos da temporada portuguesa - uma organização primorosa que é um ano mais assumida pelo Dr. Joaquim Grave, sempre com a preocupação de promover e engrandecer (ao contrário de muitos outros...) o toureio a pé e o seu futuro.
Amanhã, sábado 21 (15h00), frente a seis novilhos-toiros de Falé Filipe, vão abrir a temporada os cavaleiros Mariana Avó (praticante) e João Gregório de Oliveira (amador) e os novilheiros praticantes David Gutiérrez, Vicente Sánchez, Manuel Real "Realito" e Manuel Domínguez, estando as pegas a cargo dos Amadores de São Manços.
No domingo 22 (também com início às 15h00), actua João Moura Caetano como único cavaleiro, lidando um novilho-toiro da sua ganadaria Irmãos Moura Caetano; os matadores Diego Urdiales, Juan Leal, Ruiz Muñoz e Ismael Martín e o novilheiro Tomás Bastos, que enfrentam novilhos-toiros de Murteira Grave. Os Amadores de Santarém pregarão o novilho lidado a cavalo.
Amanhã, sábado, realiza-se também um festival taurino na Monumental do Montijo, com início às 15h00 e a participação dos cavaleiros Luis Rouxinol, Ana Batista, Gilberto Filipe, Luis Rouxinol Jr., Tristão R. Telles e Luís Pimenta (praticante), do matador Joaquim Ribeiro "Cuqui" e dos forcados da Moita, Tertúlia T. Montijo e Montijo. Lidam-se novilhos-toiros das ganadarias Branco Núncio, Herdade de Pégoras, Ascensão Vaz, Canas Vigouroux e Fontembro.
Foto D.R.

