sábado, 21 de fevereiro de 2026

Morreu Nico Palha, pai do cavaleiro Francisco Palha

Triste notícia esta que nos chega na manhã de um sábado que deveria ser de alegria e esperança pela realização dos dois primeiros festejos da nova temporada em Mourão e no Montijo. Dois festejos que agora se vão iniciar com um minuto de silêncio em memória de António Castro VanZeller Pereira Palha, que todos conheciam carinhosamente por Nico Palha e que era pai do cavaleiro Francisco Palha.

Nico Palha estava desaparecido desde a tarde de ontem, sexta-feira, depois de ter ido ver o gado, ao volante da carrinha na sua Herdade do Paul da Vala, entre Samora Correia e Alcochete. A carrinha terá ficado atascada no Recoucão, longe de casa e Nico Palha não trazia consigo o telemóvel para pedir ajuda. Meteu-se a pé a caminho do monte e terá sido vítima de doença súbita.

Seu filho Francisco saíu à sua procura e encontrou-o cerca das 21h00 na herdade caído no chão, já sem vida. 

Foram chamados os Bombeiros Voluntários de Samora Correia, que confirmaram o óbito no local. O corpo foi transportado para o Instituto de Medicina Legal, onde aguarda para ser autopsiado. Só depois serão conhecidos pormenores das cerimónias fúnebres.

Antigo forcado dos Amadores de Santarém, Nico Palha nasceu no seio de uma ilustre e muito conhecida família ribatejana de lavradores com fortes ligações ao mundo tauromáquico. Era casado com Mariquita Palha e pai de cinco filhos, entre os quais, como acima referimos, o cavaleiro Francisco Palha - cuja carreira acompanhava assiduamente e com grande entusiasmo.

Homem simples, Senhor de uma educação extrema, Nico Palha deixa saudades em todos aqueles que com ele se cruzaram ao longo da sua vida. 

A toda a ilustre Família enlutada, muito em particular a sua Mulher e filhos, especialmente ao nosso querido amigo Francisco, endereçamos as nossas mais sentidas condolências.

Que em paz descanse.

Foto M. Alvarenga