segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Apoderado de Ana Batista no México: o matador que se tornou rejoneador

A alternativa como matador, em 1977 em Mérida, com Pedro Louceiro também a testemunhar o acto
A alternativa como cavaleiro em Novembro de 1991 em Mérida (México) apadrinhado pelo saudoso Pedro Louceiro
Há dois anos na cidade de Évora: Miguel Alvarenga, João Nunes Patinhas,
Enrique Fraga e o cavaleiro Marco José


Enrique Fraga, o apoderado da cavaleira Ana Batista no México (foto ao lado), foi matador de toiros antes de se tornar rejoneador.
Ex-marido da filha do saudoso cavaleiro Pedro Louceiro (que viveu longos anos no México, onde foi responsável pelo desenvolvimento e evolução do toureio equestre), Jorge Enrique Contreras Fraga, natural de Morélia, debutou como novilheiro na Monumental Plaza México em 16 de Julho de 1972, alternando com Marcos Ortega e Luis Niño de Rivera, frente a novilhos de Santoyo.
Tomou a alternativa na praça de Mérida (México) em 15 de Maio de 1977, apadrinhado por Jesús Solórzano, com o testemunho de Rafael Gil "Rafaelillo" e dos cavaleiros Pedro Louceiro e Jorge Hernández Andrés, que completavam o cartel. Os toiros eram da ganadaria de Santo Domingo.
Após mais de dez anos como matador de toiros, tendo actuado inclusivamente em arenas portuguesas, Enrique Fraga tornou-se cavaleiro, recebendo a alternativa na praça de Mérida em 24 de Novembro de 1991, tendo como padrinho Pedro Louceiro e como testemunhas Gerardo Trueba e Eduardo Funtanet (que viria a morrer nessa mesma arena, vítima de colhida). Os toiros pertenciam à ganadaria de Matencillas.
Cinco anos mais tarde, em 3 de Fevereiro de 1996, confirmou a alternativa na Monumental do México, apadrinhado por Gerardo Trueba, com o testemunho de Rodrigo Santos e José António Hernández, frente a toiros de Los Ebanos.

Fotos D.R. e Rita Barreiros