quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sevilha: Simón "dispara". Manzanares não repete e Morante à beira de nova depressão...

Momento grande o que atravessa "Manzanares"
Morante ficou-se por um quite de capote...
Valor e "toreria" na única faena de López Simón


Os toiros de Nuñez del Cuvillo não ajudaram minimamente e o próprio ganadero reconheceu que a corrida desta tarde em Sevilha constituiu, no que ao curro diz respeito, "um petardo". A praça estava esgotada e a expectativa era enorne, sobretudo em torno do regresso do triunfador "Manzanares", mas depois...
Valeu a entrega e o "faenão" do jovem toureiro López Simón que recebeu hoje a sua alternativa (foto ao lado), premiada com a única orelha do festejo. Infelizmente colhido quando entrou a matar, já não pôde lidar o seu segundo toiro. A alternativa ficou manchada de sangue, mas também ficou marcada pela entrega e o pundonor do novo toureiro.
Num momento "cumbre" (máximo), José Maria "Manzanares" impôs uma vez mais a sua arte e a sua imensa "toreria" em duas faenas de muito brio, sobretudo a segundo, sacando todos os passes possíveis e imaginários a um toiro que os não tinha. Lidador perfeito. Não matou com a perfeição usual e desta vez foram-se as orelhas. A segunda cena nunca é igual à primeira e "Manzanares" não repetiu em Sevilha a apoteose da semana passada. Mesmo assim, mereceu os respeitosos e reconhecedores aplausos do público. Toureou divinamente, mesmo quando faltaram toiros.
Morante de la Puebla não teve toiros "à medida" do seu toureio. Despachou um, despachou dois e despachou três (porque teve que lidar o segundo do lote de Simón) sem pena nem glória. Valeu um templado e artístico quite de capote e por aí se ficou a tarde "morantista", que era a segunda em Sevilha e voltou a não ter sabor. Ou me engano muito ou, não tarda, temos Morante parado com uma depressão nervosa...
Aplausos para a quadrilha de "Manzanares", uma vez mais. E para o valentíssimo quite do alicantino, a corpo limpo, aquando da colhida de Lopéz Simón.

Fotos Arjona/aplausos.es