sábado, 28 de abril de 2012

Ganadaria Vinhas edita revista de luxo




Pela mão amiga do prestigiado ganadeiro "de referência" Mário Vinhas (na foto ao lado com sua Mulher, Titá Vinhas) chegou-me a luxuosa revista acabada de editar pela ganadaria dos toiros "Santa Coloma (Buendia) de Portugal", onde se conta o historial da divisa, acompanhado por um conjunto de belíssimas fotos de campo da autoria de Francisco Romeiras.
A ganadaria Vinhas foi fundada no ano de 1946 pelos irmãos Manuel e Mário Vinhas, com vacas e sementais de Pinto Berreiros, aumentada com reses de Ignacio Vasquez de Pablo em 1953.
Em 1964 adquirem o direito ao ferro espanhol da Casa Palmela, que por sua vez, era pertença de Sommer d'Andrade. Entretanto, modificam este e substituem todo o efectivo por vacas e sementais de Joaquín Buendia Peña, puro encaste Santa Coloma.
A partir de 1992, novos sementais de Los Caminos, Buendia e Ana Romero e mais recentemente sementais de Rehuelga e La Quinta, têm "refrescado" a famosa ganadaria da Herdade do Zambujal (Águas de Moura).
Serão seis exemplares da ganadaria Vinhas que no próximo dia 17 de Maio sairão à arena do Campo Pequeno, na terceira corrida de abono da temporada lisboeta, comemorativa do 7º aniversário da reinauguração da praça, para António Ribeiro Telles, Pablo Hermoso de Mendoza, Manuel Telles Bastos e os grupos de forcados de Évora e Aposento da Moita.

Fotos Francisco Romeiras e D.R.