segunda-feira, 28 de maio de 2012

Bomba: Telles admite parar "até que isto entre nos eixos"!



A bomba pode estoirar a qualquer momento: segundo apurámos, António Ribeiro Telles, primeiríssima Figura do toureio equestre nacional, maior e reconhecido intérprete do chamado toureio clássico, com 29 anos de carreira profissional (alternativa) e 49 de idade, admite abandonar temporariamente as arenas "até que isto entre nos eixos".
A decisão, comunicada apenas no restrito meio familiar, pode inclusivamente apanhar de surpresa todo o Clã da Torrinha, onde António é referenciado como o mais fiel seguidor do estilo imposto por seu Pai, Mestre David Ribeiro Telles.
O descontentamento de António - e de seu irmão e apoderado Manuel, também antigo cavaleiro tauromáquico - surge, segundo apurámos, na sequência da corrida de toiros em que participou ontem na praça da Moita do Ribatejo e onde a empresa "Toiros & Tauromaquia" não terá cumprido os compromissos anteriormente assumidos no que respeita a honorários.
Alegando ter vendido apenas cerca de 1.800 bilhetes numa corrida em que, além de António Telles, actuaram os cavaleiros Rui Salvador e Luis Rouxinol, um membro da empresa liderada por António Manuel Cardoso "Nené" terá alegado aos apoderados dos toureiros que o dinheiro "não chegava nem para a renda da praça", procedendo a significativos "cortes" nos cachet's combinados com os toureiros... que vieram da Moita "quase de mãos a abanar".
Incomodado, desiludido e "sem moral para prosseguir", António Ribeiro Telles terá mesmo desafabado com o irmão (seu apoderado) que "assim, não", que "nunca pagou para tourear" e que "não seria agora que o iria fazer".
O Maestro da Torrinha pondera seriamente a hipótese de abandonar temporariamente a actividade, "até que as coisas se definam" ou "tourear apenas para empresas credíveis", podendo seguir o exemplo de João Salgueiro, que este ano anunciou "tourear menos corridas" e "só aparecer quando as condições estiverem reunidas"
Nada está ainda decidido, mas o descontentamento e a desilusão de António Ribeiro Telles face ao "momento que se vive" e "à postura de certas empresas", pode levá-lo a "recolher-se" por uns tempos ou, pelo menos, "a diminuir o número de actuações" a fim de "não correr riscos como o de ontem".
Até ao momento, não há uma decisão oficial do toureiro, mas a qualquer momento ela pode acontecer.
Este ano e face à crise, já suspenderam a actividade quatro cavaleiros tauromáquicos: Tomás Pinto, Manuel Lupi, José Manuel Duarte e Vitor Ribeiro.


Foto M. Alvarenga/Arquivo