segunda-feira, 28 de maio de 2012

Novilhada no sábado na Moita: oportunidades perdidas!...

Pedro Noronha (Escola "José Falcão" de Vila Franca de Xira)
João Rodrigues (Escola de Toureio da Moita)
António Fernandes (Academia do Campo Pequeno)
Verónica Cabaço num momento da sua actuação
Amadores da Moita executaram as três pegas ao primeiro intento


Ao contrário do que ocorreu na primeira novilhada deste Ciclo Nacional, os bezerristas representantes das Escolas de Toureio "José Falcão", de Vila Franca de Xira (Pedro Noronha), da Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita (João Rodrigues) e da Academia do Campo Pequeno (António Fernandes), não estiveram à altura do desafio que lhes foi proposto neste segundo festejo que se realizou na Moita na tarde de sábado passado, 26 de Maio, com uma considerável presença de público nas bancadas.
Os três primeiros erales, respectivamente de Gregório Oliveira, Rio Frio e São Torcato, em especial o primeiro e o terceiro, foram excelentes, mas nem mesmo assim os bezerristas os tourearam como lhes era exigido. 
Pedro Noronha intercalou os melhores muletazos da tarde com outros momentos de trapalhice e falta de técnica; João Rodrigues não ficou quieto e mostrou pouca disposição diante de um novilho nobre mas que humilhou pouco; e António Fernandes mostrou-se demasiado cauteloso e incipiente diante do excelente eral de São Torcato que lhe tocou. Espera-se que na próxima novilhada, estes jovens a quem estas novilhadas são dedicadas, demonstrem que querem ser toureiros de uma forma muito mais convincente.
O festejo foi completado com as modestas actuações dos cavaleiros Alexandre Gomes, Verónica Cabaço e Cristina Marques (foto da direita), frente a novilhos de Herdeiros do Conde de Cabral, Casa Prudêncio e Veiga Teixeira

As pegas realizadas pelos Amadores da Moita foram todas concretizadas ao primeiro intento por intermédio de Mário Cardoso, Nuno Santos e Rúben Durães.

Fotos Fernando Clemente