segunda-feira, 30 de julho de 2012

Ainda o "Caso Lousada": Oliveira emite comunicado


Depois de ontem ter dado uma entrevista exclusiva ao "Farpas", João Oliveira (na foto), organizador da polémica tourada que acabou por não se realizar, sábado passado, em Lousada (Porto), emitiu um comunicado onde praticamente reafirma e confirma tudo aquilo que ontem nos disse. Esperando pelas "cenas dos próximos capítulos", ele aqui vai na íntegra:


Venho por este meio repor a verdade dos factos passados no sábado na corrida de toiros de Lousada.
Desminto por completo todas as notícias vinculadas na Lusa, "Jornal de Notícias", "Diário de Notícias" e demais sítios de informação.
Está neste momento a ser preparada uma queixa-crime por roubo e falta de cumprimento de acordo por parte do apoderado cavaleiro Pedro Salvador, o Exmº. Sr. Ricardo Levesinho, empresário também das praças de toiros de Vila Franca e Salvaterra de Magos.
Este apoderado, em reunião tida com a organização da corrida de toiros de Lousada, comprimeteu-se em que se se pagasse 1.000 euros à cabeça a todos os cavaleiros do cartel (ou seja, pelo menos as despesas), a corrida se iria realizar.
Este acordo foi realizado por todos os cavaleiros à frente da organização da corrida, dos forcados, do director de corrida, montador da praça, emboladores e agentes da autoridade, havendo mais de 10 testemunhas desta situação.
Nesse momento, a venda de bilhetes estava suspensa por ordem da organização da corrida, até que se chegasse a um acordo.
A partir daquele momento, em que todos os cavaleiros aceitaram a situação, a organização dirigiu-se à bilheteira e pagou o estipulado no acordo: 1.000 euros ao cavaleiro Pedro Salvador, 1.000 euros ao cavaleiro Alberto Conde e 600 euros à cavaleira Verónica Cabaço (praticante), ficando acordado que a corrida iria para a frente e que se pagaria o restante durante a corrida.
Voltou-se então a colocar os bilhetes à venda, mas quando é o nosso espanto, que se verificou por todos, que, ao receber a quantia estipulada, o apoderado do cavaleiro Pedro Salvador mandou recolher os cavalos e o cavaleiro, dizendo que "já tinha o pagamento das despesas e que era para ir embora, pois não ia haver corrida".
Toda a gente que tinha estado nessa reunião ficou perplexa, pois não tinha sido isso o acordado, revoltando-se todos contra esse apoderado. Os espectadores, que se aperceberam que os cavalos estariam a ser colocados novamente dentro dos camiões, começaram, como é normal, a revoltar-se, imputando as culpas à organização, que estaria a vender bilhetes para roubar os espectadores, o que não corresponde à verdade, pois foi esse apoderado que, agindo de má fé, originou todo aquele problema e saíu de cabeça erguida, tendo ficado toda a responsabilidade na organização, que tudo fez para realizar a corrida, como os restantes cavaleiros, forcados, montador da praça e homem dos toiros e restante pessoal incluído na corrida.
Ou seja e para concluir: os cavaleiros receberam o acordado e em vez de tourear, levaram o dinheiro que pertencia aos espectadores e que, como se não deu a corrida, seria para devolver. E não tourearam.
A não se dar a corrida e não havendo dinheiro para pagar aos artistas, estes poderiam efectivamente colocar em tribunal a organização da corrida por faltar ao acordo estipulado.
Esta é a realidade dos factos que se passaram daquela porta para dentro e muito mais haveria para contar, pois reuniões para se resilver a situação foram pelo menos cinco.
Sem mais, por momento,

João Oliveira

Foto D.R.