terça-feira, 31 de julho de 2012

Campo Pequeno: Rui Bento quer ver, para crer...


"À maneira antiga" - e, aliás, como deveria ser sempre - Rui Bento vai esperar pelas próximas corridas nas muitas praças em que se anunciam, agora que chega o mês de Agosto, e só em meados desse mês rematará o cartel da Corrida TV (RTP) de dia 30 de Agosto no Campo Pequeno.
Como hoje noticiámos, está certa, por fim, a presença do cavaleiro João Ribeiro Telles Jr. nessa corrida, que será de três cavaleiros e em que se lidarão toiros de Herdeiros de Infante da Câmara.
Adiantámos, como possíveis companheiros de cartel, os nomes de Marcos Bastinhas e de Duarte Pinto, por serem dois jovens que já este ano triunfaram em Lisboa e que ainda não foram repetidos.
A empresa não confirma, contudo, a presença desses dois cavaleiros. Rui Bento adianta mesmo que "o cartel não está ainda formado" e informa que "só depois de dia 10 de Agosto" começará a pensar na formação do elenco dessa corrida televisionada em que se prestará homenagem à memória do saudoso empresário Manuel Gonçalves.
Entretanto, já esta quinta-feira, 2 de Agosto, regressa a Lisboa a Corrida TVI em 14ª edição. Lidam-se toiros do Engº Luis Rocha e toureiam os cavaleiros Rui Salvador, Luis Rouxinol, Sónia Matias, Ana Batista, António M. Brito Paes e Ana Rita, que confirma a alternativa e, portanto, abrirá a corrida. Pegam três grupos de forcados.
Oito dias depois, a 9 de Agosto, comemora-se o 60º aniversário do Fundo de Assistência dos Toureiros com uma corrida mista com os cavaleiros Paulo Caetano e João Moura Caetano, o matador Vitor Mendes e os novilheiros Manuel Dias Gomes e Tiago Santos, mais um grupo de forcados. Homenagear-se-à a memória de Diamantino Vizeu, fundador do Fundo e também Augusto Gomes Júnior, o primeiro novilheiro luso que estoqueou toiros em arenas de Espanha nos anos 40, uma Figura de referência que este ano comemorará 99 anos de vida.
A 23 de Agosto, o Campo Pequeno recebe a Corrida das Dinastias: João Moura, António Ribeiro Telles, João Salgueiro, Manuel Telles Bastos, Salgueiro da Costa e Miguel Moura, que faz a sua estreia em Lisboa como cavaleiro praticante.

Foto Guilherme Alvarenga