terça-feira, 31 de julho de 2012

Malveira "entra na história"... só falta mesmo um!

Marcelo Mendes à conquista de um lugar cimeiro
David Gomes, novo valor da geração do futuro
Manuel Dias Gomes no passado dia 15 em Las Ventas, Madrid



O cartel é inédito e a ideia "é gira". Este ano, a tradicional corrida de toiros (mista) na Malveira, no dia 12 de Agosto (domingo), integrada na XXIV FexpoMalveira, reúne pela primeira vez três toureiros da Malveira - os cavaleiros Marcelo Mendes e David Gomes e o novilheiro Manuel Dias Gomes - e também seis toiros de Pontes Dias, prestigiado ganadeiro que embora sediado no Alentejo, é natural da Malveira (na foto da esquerda, ao melhor estilo "romerista", diante de uma rês da sua ganadaria, fazendo o gostinho à afición e à arte que lhe vai na alma!).
Com o patrocínio do restaurante local "Don Gosto", a corrida faz a Malveira "entrar na história", precisamente pelo facto de reunir pela primeira vez toureiros e ganadeiros locais.
Mas falta um! E passamos a explicar.
O antigo bandarilheiro e (também "antigo") director de corrida Manuel Jacinto (na foto da direita), também é natural da Malveira. Seria interessante, "mais giro" ainda, e certamente justíssimo, que a Inspecção-Geral de Actividades Culturais (IGAC) abrisse uma excepção e permitisse que Manuel Jacinto dirigisse esta corrida na sua terra e nela fizesse a sua despedida como director. É que os antigos directores foram "despachados" sem "licença", sequer, para dizerem adeus...
Vamos nisso?

Fotos Emílio de Jesus (M. Mendes e D. Gomes), Muriel Feiner (M. D. Gomes), Hugo Teixeira (Pontes Dias) e Luis Azevedo/Estúdio Z (M. Jacinto)