O Lar de Terceira Idade de Cano recebeu anteontem a presença de ilustres figuras da Tauromaquia, no âmbito do Projecto Atelier dos Saberes, criado pelos psicólogos da Comissão de Melhoramentos do Concelho de Sousel. Este projecto consiste na realização mensal de tardes temáticas dinamizadas em torno das experiências e saberes adquiridos por estes idosos ao longo das suas vidas.
A organização deste evento foi possível graças à colaboração de João Abelha da Silva, utente do Lar de Terceira Idade de Cano e antigo membro do Grupo de Forcados de Lisboa.
Com notável espírito solidário e sincera amizade, acederam pontualmente ao convite para participar nesta agradável tertúlia, João Nunes Patinhas, cabo fundador dos Forcados Amadores de Évora; Simão Comenda, destacado elemento do Grupo de Montemor; Horácio Lopes e José Maldonado, antigos forcados do Grupo de Lisboa; Eduardo de Oliveira, também antigo forcado do Grupo de Lisboa, ganadeiro e matador de toiros; e o jovem cavaleiro de Casa Branca, Tiago Carreiras.
A proximidade que se gerou a tão destacadas figuras do mundo tauromáquico deleitou todos os presente com as histórias e peripécias de uma vida dedicada a uma actividade cheia de emoção, desafios, glórias e amizades.
Para além de existir para proporcionar melhor qualidade de vida à comunidade, a Comissão de Melhoramentos do Concelho de Sousel pretende, com estas actividades, promover a humanização dos seus serviços e um envelhecimento mais activo e saudável, não só junto dos utentes dos serviços do Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário, mas também junto da população em geral.
Foto D.R.