O promissor novilheiro Tiago Santos, da Escola "José Falcão" de Vila Franca, triunfou no passado sábado na praça francesa de Riscle, onde alternou com Ferrani, da Escola de Arles. Lidaram-se três novilhos de Lartet, tendo cada um dos diestros a missão de lidar um e ficando o terceiro "à espera" do triunfador, que acabou por ser o toureiro português.
Sensacional com o capote e espectacular com as bandarilhas, Tiago Santos realizou templada faena de muleta, mas apesar de forte petição de orelha, o presidente não a concedeu.
Apesar disso e depois de o francês Ferrani ter sido ovacionado no seu novilho, coube a Tiago lidar o último, repetindo o êxito e cortando uma orelha, com forte petição da segunda que, injustamente, não lhe foi também concedida.
Tiago Santos, que a seguir ao êxito em França viajou para Portugal e ainda chegou à Nazaré a tempo de assistir ao triunfo do seu mestre, Vitor Mendes, actua hoje em Málaga, na primeira novihada do VII Certame Internacional das Escola de Toureio, num cartel de seis noviheiros em que também participa Pedro Gomes. As novilhadas seguem amanhã e quarta, realizando-se na quinta-feira, dia 9, a grande final, com os três triunfadores destas eliminatórias.
Fotos D.R.