sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Moita cheia, ontem: mandou Ventura!


Diego Ventura (foto) venceu claramente o "duelo" com João Salgueiro ontem na Moita, onde se reencontravam depois de dois anos de candeias às avessas. O "furacão" deu dois verdadeiros "show's" que empolgaram o público que enchia as bancadas da praça "Daniel do Nascimento" e foi ele quem mandou na noite. Exceptuando o primeiro, igualzinho aos "carneirinhos" que oito dias antes decepcionaram Lisboa, os toiros de Passanha até foram colaborantes, sem manifestarem, contudo, grandes sinais de bravura.
João Salgueiro pouco pôde fazer no primeiro e no segundo teve o público contra por se apresentar com o famoso cavalo "Zamorino" em deficientes condições, sangrando de uma pata, depois do incidente que sofreu contra as tábuas em Almeirim. Decididamente, ontem não foi a noite de Salgueiro, com a curiosidade de ter vindo à Moita enfrentar toiros de uma ganadaria "nhoc-nhoc", ele que foi, há uns anos, o mais duro crítico da linha Murube...
João Ribeiro Telles reafirmou o ano grande que está a viver. Teve duas lides notáveis e correspondeu em absoluto, uma vez mais, às expectativas que rodeavam este seu importante compromisso numa temporada de tantos triunfos.
O Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita actuou em solitário, como é tradição nesta corrida e teve rija intervenção, nem sempre facilitada. Pegaram José Broega, Nuno Inácio, José M. Águas, José M. Bettencourt, Leonardo Matias e Francisco Baltazar, com excelente empenho e boas ajudas de todos os companheiros.
Ricardo Pereira dirigiu bem esta corrida e ao intervalo a empresa "Campo e Praça" prestou homenagem aos três cavaleiros: a Salgueiro por 25 anos de alternativa, a Ventura pela sua trajectória brilhante e a Telles pelos seus cinco anos de alternativa.
A animação na Moita segue esta noite com a tradicional e sempre concorrida corrida do Dia do Fogareiro - uma festa bem portuguesa.

Mais fotos da corrida de ontem - já a seguir!

Fotos Fernando Clemente/cortesia www.parartemplarmandar.com/diário taurino/Farpas