segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Montemor, ontem: a tarde de todas as emoções



Foi o histórico e grande Forcado João Cortes, antigo cabo dos Amadores de Montemor e Pai do saudoso José Maria Cortes, quem ontem à tarde fez as vezes de seu filho e, de lágrimas nos olhos, num momento marcante e de grande emoção, entregou a jaqueta a António Vacas de Carvalho e lhe deu posso como novo cabo do grupo.
A praça encheu a rebentar pelas costuras e o espectáculo constituiu uma tarde de grandeza, mas também de saudade e grande nostalgia.
Era ali, naquele momento e naquela arena, que José Maria Cortes, brutal e cobardemente assassinado à facada em Junho passado durante uma rixa em Alcácer, projectara despedir-se das arenas e passar o testemunho ao filho do também antigo cabo do grupo Paulo Vacas de Carvalho (hoje, empresário da praça de Montemor).
O público aplaudiu a cerimónia de pé, testemunhada na arena pelos também antigos cabos António José Zuzarte, Paulo Vacas e Rodrigo Corrêa de Sá e ao longo da tarde sucederam-se os brindes em memória de José Maria, quer à Família (pais e viúva), quer aos céus. O Grupo de Montemor prestou ao seu antigo líder a maior das homenagens pegando cinco toiros à primeira e um à segunda, protagonizando uma tarde de raro brilhantismo.
Foram caras o cabo António Vacas de Carvalho, João Romão Tavares, Francisco Borges (forcado também ferido na rixa em que Cortes perdeu a vida), João Caldeira (que se despediu das arenas) e Frederico Caldeira, todos ao primeiro intento e ainda Filipe Mendes à segunda tentativa.
A corrida de Montemor ficou marcada pelo êxito estrondoso de João Moura Caetano (duas voltas à arena), por dois ferros de antologia de Vitor Ribeiro e também pelas boas actuações de Luis Rouxinol (que fechou praça, ele que era o cabeça de cartaz, para lidar o sobrero depois de o primeiro toiro da corrida se apresentar diminuído), de Francisco Cortes, de Brito Paes e do jovem cavaleiro local Manuel Vacas de Carvalho. Os toiros de Herdeiros de Cunhal Patrício primaram pela apresentação (verdadeiras estampas) e cumpriram na generalidade, tendo o ganadeiro sido chamado à arena no final da lide do quinto.
A corrida foi bem dirigida por Agostinho Borges, antiga glória dos Amadores de Montemor, assessorado pelo também grande forcado do grupo Feliciano Reis, médico veterinário.

Não perca hoje, aqui, todas as fotos da mais emotiva corrida da temporada!

Fotos Hugo Teixeira/cortesia diariotaurino.blogspot.com