quarta-feira, 9 de outubro de 2013

6 toiros: a noite grande de António Telles ontem em Vila Franca



Esta semana fica na História: poucos dias depois de também João Moura ter lidado seis toiros (e mais um!) em Elvas, António Ribeiro Telles viveu ontem a sua noite grande na praça de Vila Franca de Xira, enfrentando também ele seis toiros (de diferentes ganadarias) num acto que marcou os seus 30 anos de alternativa.
A praça "Palha Blanco" encheu, depois de nas duas corridas anteriores desta Feira de Outubro ter tido muito pouco público nas bancadas.
António Telles, em noite de muita emoção e de toureio extraordinário, ao seu melhor estilo, foi triunfalmente passeado em ombros no final da corrida.
O cavaleiro lidou primorosamente, por esta ordem, toiros das ganadarias Victorino Martín, Murteira Grave, David R. Telles, Pinto Barreiros (que substitui o de Vale Sorraia, que saíu inferiorizado), Vale Sorraia e Passanha. Repartiu com os sobrinho Manuel e João, respectivamente, as lides do terceiro e quarto toiros da noite e em ambos os jovens Telles brilharam a todo o gás, cada qual no seu estilo.
Tal como Moura, também António Telles não precisava de provar nada a ninguém. Tem uma trajectória de imenso mérito e muito sucesso nas arenas ao longo de três décadas. Mas foi bonito o gesto de querer repartir com o seu público esta forma distinta de assinalar os seus 30 anos de alternativa. Houve brindes para todos, incluindo seu Pai, sua Mulher, Catarina, seus irmãos, filhos, sobrinhos e colaboradores de equipa, também para o distinto empresário Ricardo Levesinho, promotor desta magnífica corrida. Antes do espectáculo, António recebeu as homenagens da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca e da empresa "Tauroleve". Ao início da corrida, houve estrondosa ovação para Mestre David, que foi à arena fazer a entrega do primeiro ferro da noite a seu filho.
Noite de êxito, também, para os valentes Forcados Amadores de Vila Franca, com rijas pegas por intermédio do cabo Ricardo Castelo, de Bruno Casquinha, Pedro Castelo, Rui Godinho, Ricardo Patusco e Márcio Francisco. Os toiros foram todos recolhidos a cavalo pela brilhante dupla de campinos formada por João Inácio e Mário Oliveira, que tiveram muito justa chamada à arena no final da lide do quarto toiro. A corrida foi bem dirigida por Pedro Reinhardt.
Ao intervalo, houve a surpresa (agradável) da actuação de José Cid, que desta vez cantou dois fados, e de Maria do Amparo (Pali), acompanhados pelos músicos Luis Petisca, João Chora, Bruno Mira e Pedro Pinhal.

Não perca, já a seguir, os Momentos de Glória e as fotos dos Famosos - ontem na "Palha Blanco"!

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com