sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Carlos Grave detido pela PSP ontem na praça do Campo Pequeno



Carlos Grave (foto ao lado), antigo campeão olímpico e ex-cabo dos Forcados Amadores de Santarém, foi ontem detido por agentes da PSP na trincheira da praça de toiros do Campo Pequeno, durante a corrida de gala à antiga portuguesa que encerrou a temporada lisboeta, depois de ter agredido à cabeçada um socorrista da Cruz Vermelha, que teve que ser transferido para o Hospital de Santa Maria, onde foi assistido.
O antigo e valoroso forcado, filho do saudoso e muito prestigiado ganadeiro Engº Joaquim Murteira Grave, encontrava-se numa barreira e saltou para a trincheira depois dos momentos de pânico que se viveram na arena, na pega do quinto toiro da noite, quando o forcado João Torres Vaz Freire (do Grupo de Santarém) ficou inanimado e foi acudido no local pelos socorristas da Cruz Vermelha - que este ano já aqui louvámos por diversas vezes pela sua intervenção em plena arena e na presença do toiro, a socorrer forcados lesionados.
Ontem, quando depois de o terem imobilizado, transportavam Vaz Freire a caminho da enfermaria, os homens da Cruz Vermelha foram repentinamente surpreendidos pela investida do toiro (por um descuido do bandarilheiro Gonçalo Veloso, por coincidência ex-forcado do Grupo de Santarém) e largaram positivamente a maca deixando o forcado à mercê do animal. Este, levantou-se de imediato (provavelmente teria desmaiado e voltou a si ao tombar no chão), retirou o colar ortopédico que lhe tinham colocado e acabou por concretizar a pega sob estrondosa ovação.
Na sequência da lamentável retirada dos socorristas da Cruz Vermelha da arena, Carlos Grave saltou par a trincheira e agrediu com uma cabeçada um dos voluntários, que teve que ser conduzido ao hospital. O ex-cabo dos Amadores de Santarém saíu da praça sob detenção policial para ser identificado.
Ao que entretanto apurámos, a Cruz Vermelha vai instaurar um processo a Grave. A instituição pediu também uma reunião com a Sociedade Campo Pequeno, que deverá ter lugar ainda hoje.

Fotos Emílio de Jesus e D.R.