quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Domingo em Santarém: toiro espanhol vence concurso

O toiro da ganadaria espanhola de José Luis Pereda ganhou o troféu "Bravura"
Prémio "Apresentação" ao toiro da ganadaria Passanha
Dois ferros com a verdade do toureio de António Ribeiro Telles
Génio de Salgueiro explodiu no quinto toiro da tarde
Vitor Ribeiro mandou na primeira parte com uma actuação deslumbrante frente
ao belíssimo toiro de José Luis Pereda
Amadores de Santarém pegaram dois toiros à primeira e um à segunda
Tarde dura para os Amadores de Alcochete, mas também de êxito: Tomás Valle
ganhou o troféu para a melhor pega da corrida de domingo em Santarém

Um toiro espanhol da ganadaria de José Luis Pereda ganhou domingo passado o troféu "Bravura" na Monumental de Santarém, sendo o prémio "Apresentação" atribuído ao toiro da ganadaria Passanha. Já em fim de temporada, pretendeu a empresa "Aplaudir" fazer reviver o antigo espírito da Feira da Piedade, mas a verdade é que a aficion não correspondeu. Apesar de um cartel de figuras, formado por três cavaleiros do grupo das "exclusivas" e da presença de dois bons grupos de forcados, o público não acorreu às bancadas da Monumental "Celestino Graça", não chegando a preencher um quarto das mesmas.
A primeira parte da corrida ficou marcada por uma actuação deslumbrante de Vitor Ribeiro, que apesar de ter vendido a Telles o seu cavalo-craque "Alcochete", continua montado e de pé, ao contrário do que alguns pensavam; e na segunda parte foi o génio de João Salgueiro que "explodiu", rubricando uma exibição "à antiga" e com ferros de parar corações. António Ribeiro Telles andou regular nos seus dois toiros, toureando com a verdade que é seu apanágio.
Nem sempre foi fácil a tarefa dos forcados dos grupos de Santarém e Alcochete, tendo o troféu para a melhor pega sido conquistado por Tomás Torre do Valle, do segundo grupo. Por Santarém pegaram David Inácio e António Taurino, à primeira e Henrique Ferreira à segunda. Pelo grupo de Alcochete, foram ainda intervenientes Pedro Belmonte (à quarta tentativa) e J. Quintela (à segunda).
A corrida foi bem dirigida por Francisco Calado e houve brindes ao popular Caloca Martins, que voltava a marcar presença numa praça de toiros depois do grave problema de saúde que o manteve toda esta temporada afastado.

Fotos Fernando José