terça-feira, 1 de outubro de 2013

"Valeu a pena!" - Bastinhas faz balanço de 30 anos de carreira

Nascia uma estrela: há 30 anos, na antiga praça de Évora, recebendo a alternativa
concedida pelo saudoso José Mestre Batista
30 anos depois, Joaquim Bastinhas mantém o carisma e a força que dele fizeram
uma Figura única do toureio a cavalo
O Diploma de Honra da cidade de Elvas em reconhecimento ao cidadão
A placa que perpectua no Coliseu de Elvas a recente corrida em que foi
homenageado pelos seus 30 anos de alternativa
Medalha de Mérito da APPACDM de Elvas pelo apoio que sempre prestou ao longo
da sua carreira a esta instituição de solidariedade social


"Valeu a pena todo o esforço e empenho que dediquei à minha carreira. O público reconheceu-o ao longo das épocas e isso deixa-me feliz. Se me encontro no lugar em que estou, para além de toda a minha entrega, ao público, aos aficionados e ao toiro o devo!" - palavras do Maestro Joaquim Bastinhas em jeito de balanço de 30 anos de gloriosa carreira nas arenas, a dois dias de encerrar na Corrida de Gala à Antiga Portuguesa no Campo Pequeno (próxima quinta-feira) as comemorações oficiais do 30º aniversário da sua alternativa.
Depois desta corrida, onde vai estrear uma bonita casaca azul, Joaquim Bastinhas ainda actuará no próximo sábado na praça de Beja no festival solidário a favor da Cerci, terminando a temporada de 2013 com um total de 42 espectáculos.
Fiel aos seus princípios de sempre, o cavaleiro de Elvas aceitou tourear ao lado de todos os colegas e não elegeu encastes ou ganadarias. Nesta temporada de festa para a sua brilhante carreira, enfrentou toiros das mais diversas ganadarias: Maria Guiomar Moura, David R. Telles, Ernesto de Castro, Passanha, Vale Sorraia, Pontes Dias, Prudêncio, Falé Filipe, Jorge Mendes, Lopes Branco, Varela Crujo, Sommer D'Andrade, Jorge Carvalho, Manuel Veiga, Partido de Resina (Pablo Romero), Herdeiros de Conde Cabral, Brito Paes, Dolores Aguirre (em Saint Vincent de Tyrosse, França), Ortigão Costa, Herdade de PégorasManuel e Herdeiros de Mário Vinhas, Fernando dos Santos e Rosa Tatá.
Quanto à quadra, voltou a contar com os experientes "Queimadoro", "Tivoli", "Xisto", "Zico", "Alibi" e "Neron", sendo  grande novidade o "Chocolate". Nesta temporada, concedeu mais duas alternativas (a João M. Branco no Campo Pequeno e a Mateus Prieto em Santarém), sendo actualmente o cavaleiro tauromáquico que mais doutoramentos concedeu ao longo da História.
E se o público o aclamou de norte a sul, em todas as praças de toiros do país, também as gentes da sua cidade, Elvas, onde tem uma rua com o seu nome (foto ao lado) lhe prestaram, como sempre, as merecidas homenagens neste ano de particular significado para Joaquim Bastinhas: a Câmara de Elvas homenageou o cidadão outorgando-lhe a Medalha de Ouro da cidade e a Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente de Elvas (APPACDM) distinguiu-o com a Medalha de Mérito e Dedicação por todo o apoio que ao longo dos anos prestou a esta instituição de solidariedade social.
Joaquim Bastinhas não esquece "todas as demonstrações de amizade com que tem sido brindado ao longo da sua carreira e dos anos, dos mais variados sectores da sociedade, desde o público anónimo a empresários, colegas, ganadeiros, aficionados e imprensa na generalidade" e neste final de temporada agradece "a amizade, apoio. bem-querer e disponibilidade por todos demonstrados".

Fotos Emílio de Jesus e D.R.