terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Campo Pequeno cumpre 122º aniversário e abre temporada em Maio

A praça do Campo Pequeno antes...
... e depois das obras de recuperação

A primeira praça de toiros do país, a do Campo Pequeno - verdadeiro ex-libris da nossa capital e da tauromaquia mundial - assinala esta temporada o 122º aniversário da sua inauguração e terá a primeira corrida de toiros, como já foi noticiado, na noite de 15 de Maio.
Construída em 1890 segundo um projecto do arquitecto A. J. Dias da Silva em tijolo maciço de face à vista, a praça do Campo Pequeno veio substituir a que funcionou entre 1831 e 1981 no Campo de Santana. Foi inaugurada a 18 de Agosto de 1892. Já no século XVIII se tinham efectuado corridas de toiros no terreno onde depois foi edificada a praça.
Nos anos 90, após um século da sua existência e porque o imóvel se encontrava em processo de degradação, foi proposto um programa de recuperação da praça onde, para além do restauro do edifício, se fizeram obras de grande envergadura nos espaços envolventes, como parques de estacionamento e uma zona comercial subterrânea, não ofuscando o monumento arquitectónico em causa. O estudo do programa foi feito pela Sociedade de Recuperação Urbana do Campo Pequeno (SRUCP) e o projecto arquitectónico foi da autoria do arquitecto José Bruschy. A praça foi reinaugurada com um espectáculo de Filipe La Féria em 16 de Maio de 2006 e com uma corrida de toiros dois dias depois, a 18.

Fotos D.R.