![]() |
O Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, comandado por Renato Dias (primeiro da esquerda) no dia da sia estreia em 3 de Maio de 1959 na Monumental do Montijo |


Vítima de doença prolongada, faleceu no Hospital do Barreiro o cabo fundador do Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, Renato Dias (foto ao lado), que o comandou desde a sua estreia, em 3 de Maio de 1959 até 1967. Tinha 85 anos.
O Grupo da Tertúlia do Montijo apresentou-se em público em 1959 na Monumental do Montijo, sob o comando de Renato Dias, formado por José Rocilho, António Maria Rocha, António Russo, Jaime dos Santos, João Ramos, António Júlio Rocha, Francisco Feres, José Gato e Carlos Gato. Os fundadores do grupo foram Paulino Gomes, Cambolas, Carlos Ramos e José António Parrinha, bem como o agora falecido Renato Dias. Na corrida da sua estreia, lidaram-se dois toiros de casta portuguesa de Santos Jorge e quatro do Engº José Samuel Lupi.
Depois da estreia e ainda sob o comando de Renato Dias, o Grupo da Tertúlia do Montijo actuou em Portugal em todas as feiras importantes e também em Espanha e França, tendo conquistado vários troféus ao longo dos anos. José Peixinho, Fressura e Manuel Moura, também já falecidos, foram alguns dos grandes nomes que fizeram história ao serviço do grupo, além de Rogério Amaro, "Maxinó", Jacinto Carvalheira, Manuel da Beira, Fernando Fernandes, José Luis Figueiredo e João Luis Branquinho, entre muitos mais.
Depois de abandonar o comando, em 1967, Renato Dias teve como sucessor Joaquim Vidigal Restolho, que foi cabo do grupo até 1969, voltando mais tarde a sê-lo de novo, entre 1973 e 1976. Foram ainda cabos Eduardo Carvalheira, Domingos Baptista, Manuel Lourenço, Américo Moreira, Joaquim Manuel Restolho, João Luis Branquinho e Márcio Chapa, actual cabo desde 14 de Julho de 2007.
A toda a Família enlutada e ao Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, apresentamos as mais sentidas condolências.
Fotos D.R./@Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia T. Montijo