A estátua do sempre lembrado forcado Hélder Antono - morto por um toiro na arena de Alcochete em 1988 - vai ser recolocada na fachada principal da praça de toiros, de onde foi roubada há dois meses, na próxima sexta-feira, sendo depois "reinaugurada" na presença de todos os Forcados Amadores de Alcochete (antigos e actuais) em cerimónia que terá lugar no sábado, dia 21, pelas 21h30, meia-hora antes do início da corrida de toiros que assinala este acto de reposição do monumento.
Esta corrida do próximo sábado, cuja receita reverte a favor das despesas havidas com a recuperação e recolocação da estátua, tem cartel formado pelos cavaleiros (que actuam desinteressadamente) Rui Fernandes, Sónia Matias, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, Tomás Pinto, Mateus Prieto e Salgueiro da Costa. Lidam-se sete toiros oferecidos pelas ganadarias Branco Núncio, Rui Frio, Paulo Ceetano, Lopes Branco (Herdeiros), Samuel Lupi, Fernandes de Castro e António Lampreia (Herdeiros).
Pegam os Forcados Amadores de Alcochete (antigos e actuais) e durante o espectáculo haverá fados por António Pinto Basto e Francisco Sobral, acompanhados pela Banda de Alcochete.
Foto M. Alvarenga