O imponente exemplar da ganadaria de Sommer d'Andrade para o concurso do próximo sábado em Arronches |
Rouxinol em Santarém no passado dia 8, quando os toureiros decidiram a partir dessa data vetar os toiros de Sommer |
Na foto de cima, o imponente toiro da prestigiada ganadaria de José Luis Vasconcellos e Sousa Sommer d'Andrade (foto ao lado) que será lidado pelo cavaleiro Luis Rouxinol na corrida do próximo sábado, dia 21, na praça alentejana de Arronches, que assinala o seu 120º aniversário.
Recorde-se que a ganadaria de Sommer d'Andrade foi vetada pelas principais Figuras do toureio nacional, depois da polémica entrevista dada pelo seu proprietário ao site "naturales". O antigo cavaleiro chama nomes feios aos toureiros, aos empresários e aos críticos taurinos. Apesar da excelente qualidade dos seus toiros e dos triunfos já alcançados este ano em Santarém, em Oliveira de Frades e em Aljustrel, os seis cavaleiros que no passado dia 8 os toureavam na Monumental "Celestino Graça" atrasaram o sorteio em uma hora por se recusarem a enfrentá-los. Acederam a fazê-lo para não prejudicar essa corrida em cima da hora, mas decidiram não mais os tourear até que o ganadeiro se retratasse, o que não aconteceu - antes pelo contrário, num post dado à estampa na sua página da rede "Facebook", Sommer d'Andrade reafirmou tudo o que disse na entrevista da polémica.
Mesmo assim e uma vez que esta corrida de Arronches (concurso de ganadarias) estavam montada antes de toda esta celeuma, Rouxinol lidará em segundo lugar no sábado o toiro de Sommer, enfrentando ainda a abrir um exemplar da ganadaria de Herdeiros de Cunhal Patrício.
Na corrida de sábado em Arronches actuam ainda os cavaleiros Marco José e Moura Caetano e pegam em solitário os Forcados de Arronches, a comemorar o seu aniversário.
Fotos "Notícias de Monforte", Emílio de Jesus e Ana de Alvarenga