A Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos já reagiu à patética entrevista do ganadeiro e ex-cavaleiro José Luis Sommer d'Andrade (à esquerda, na foto, com Emídio Pinto) ao site "naturales", na qual o antigo toureiro chama todos os nomes aos cavaleiros tauromáquicos, aos empresários e aos críticos taurinos. As declarações de Sommer, recorde-se, motivaram os cavaleiros a recusar-se a lidar os seus toiros na corrida do passado domingo em Santarém, atrasando em uma hora o sorteio. Acabaram por aceder lidá-los única e exclusivamente para que o espectáculo não fosse inviabilizado em cima da hora, mas decidiram de agora em diante não mais enfrentar os exemplares daquela ganadaria. Os empresários, visados de forma brutal e má educada na referida entrevista, reagiram com este comunicado, subscrito pela presidência da APET, exigindo a Sommer que se retrate:
A Direcção da APET pensou se deveria emitir ou não um manifesto sobre as recentes declarações do Sr. Eng. José Luis Sommer de Andrade ao site "naturales", pois não é nossa postura alimentar certo tipo de assuntos que são "vazios de conteúdo" ou de "conteúdos menos próprios", no entanto, decidiu neste caso em concreto e após reunião da sua direcção de hoje, dizer sobre as mesmas o seguinte:
- A Direcção da APET lamenta as declarações prestadas na entrevista dada pelo Sr. Eng. José Luis Sommer de Andrade ao site "naturales", por considerá-la infeliz e ofensiva em grande parte do seu conteúdo para os diversos agentes da Festa.
- Esperamos que se tenha tratado de um momento menos feliz por parte do Sr. En. José Luis Sommer de Andrade e aguardamos por isso que da parte do entrevistado haja uma explicação ou um reconhecimento a frio de que houve um excesso nas suas declarações, no sentido de evitar uma tomada de posição por parte da APET, que responda com a merecida coerência às graves declarações proferidas.
Alcochete, 9 de Junho de 2014
A Direcção da APET,
Paulo Pessoa de Carvalho
João Pedro Bolota
Ricardo Leevesinho
Foto Emílio de Jesus/Arquivo