No próximo dia 28 (sábado), o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca manda rezar uma missa na Igreja da Misericórdia (em V. Franca) por alma de Dª Maria Victória Lourenço Lopes (na foto), sua saudosa Madrinha, depositando de seguida o pote com as suas cinzas no cemitério de Vila Franca, no mausoléu do forcado Ricardo Silva "Pitó".
Ainda em vida, a Madrinha dos Forcados de V. Franca manifestou a intenção de doar o seu corpo ao Instituto de Medicina Legal para estudo científico e trabalho de investigação após o seu falecimento. Foi deste modo cumprida a sua nobre vontade durante o tempo necessário para o efeito, após o que, também por sua vontade expressa, o corpo foi incinerado e as cinzas disponibilizadas ao Grupo de Forcados de Vila Franca.
Em comunicado onde dá conta desta derradeira homenagem, o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca recorda que "a Madrinha foi uma pessoa única que conseguiu passar uma mensagem multigeracional de amor e humildade, que todos os elementos do Grupo de Vila Franca sempre tentam colocar nas suas actuações em praça e que lhes serve como guia para o resto das suas vidas também fora da arena. Cabe a cada um de nós que com ela partilhámos momentos únicos, incluindo amigos e admiradores anónimos, marcarmos presença nesta última homenagem desfrutando de um dia diferente de recordações que certamente perdurarão".
No próximo dia 28, a missa na Igreja da Misericórdia (V. Franca, junto à Tertúlia) é às 11h00, seguindo-se às 12h00 a ida ao cemitério para colocação do pote com as cinzas no mausoléu do saudoso "Pitó".
Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com