O cavaleiro Francisco Palha obteve memorável triunfo na corrida que domingo se realizou na localidade espanhola de El Molar, às portas de Madrid, cortando duas orelhas numa tarde em que enfrentou toiros da afamada e temida ganadaria de Victorino Martín. Toureou mano-a-mano com o rejoneador espanhol Roberto Armendáriz, que também cortou duas orelhas.
Facto curioso: a estranha casaca que Palha vestia. O "Farpas" quis saber que moda era esta e o toureiro esclareceu-nos:
"A tradicional casaca portuguesa, pelas suas dimensões e pelos punhos de renda, dificultava-me bastante na hora de matar os toiros e por isso inventei este modelo, que é uma casaca mais curta e mais leve, com a qual toureio em Espanha. Se actuar em Portugal, claro que não a utilizarei, para não melindrar as tradições, mas por aqui serve perfeitamente e é bem mais cómoda e mais prática".
Tudo esclarecido!
Francisco Palha toureia no próximo sábado, 7 de Junho, na Monumental de Madrid, na última corrida de rejoneio da Feira de Santo Isidro, ao lado dos portugueses Rui Fernandes, Moura Jr. e Moura Caetano e dos espanhóis Martín Burgos e Mariano Rojo, frente a toiros portugueses de Maria Guiomar Moura.
Foto D.R.