quarta-feira, 11 de junho de 2014

Lupi voltou em grande: praça cheia e muitos casos ontem em Santarém!

Público de pé a aplaudir Manuel Lupi, o grande triunfador da corrida de ontem à
tarde na Monumental de Santarém. Reaparição marcada com actuação apoteótica.
Muito merecidamente, ganhou o troféu em disputa para a melhor lide
Grande corrida de Grave: muito justamente, o ganadeiro Dr. Joaquim Grave
foi chamado à praça e agradeceu os aplausos do público ao lado do cavaleiro
Duarte Pinto e do forcado António Imaginário
A pega espectacular de António Pombeiro ao sexto toiro da corrida de ontem
Memorável triunfo: Grupo de Santarém aplaudido em praça no final, depois da
brilhante "encerrona" com os seis poderosos toiros de Murteira Grave, nas vésperas
da comemoração do centenário (na próxima temporada)
Extraordinária moldura humana ontem em Santarém: praça cheia, triunfo absoluto,
aplausos para o empenho e a excelente organização do jovem e empreendedor
empresário Jorge Vicente (na foto de baixo)


Miguel Alvarenga - Praça cheia, três quartos fortes das bancadas preenchidas, uma fantástica moldura humana e uma bem agradável tarde de toiros ontem em Santarém, marcada por um triunfo apoteótico de Manuel Lupi, que regressava após dois anos afastado das arenas; por uma memorável actuação do Grupo de Forcados de Santarém (chamado muito justamente à praça no final); por um triunfo sério da ganadaria de Murteira Grave (merecida chamada à arena do ganadeiro Dr. Joaquim Grave no final da lide do quinto toiro); e por um quase-triunfo de João Telles, que toureava pela primeira vez este ano e que depois de uma actuação "de estalo" falhou por duas vezes um ferro, negando-se a dar a volta à arena (que merecia).
A corrida de ontem foi organizada pelo dinâmico empresário Jorge Vicente (foto ao lado), cabo dos "não-alinhados" (não associados) Forcados de Alenquer, numa parceria com a "Aplaudir", a empresa adjudicatária da Monumental "Celestino Graça".
Há ainda a registar boas actuações de António Ribeiro Telles e dos primos Duarte e Tomás Pinto, duas pegas "do outro mundo" de António Imaginário (ao quinto toiro) e de António Pombeiro (ao sexto) e outras também excelentes de João Grave,  António Grave de Jesus, David Inácio e Ruben Giovanni, a justificar o grande momento que atravessam os Amadores de Santarém (que já no domingo ali tinham brilhado em grande) em vésperas de comemorar o seu centenário (no próximo ano).
A corrida de ontem ficou também marcada por alguns casos menos agradáveis: João Moura Caetano lidou em segundo lugar o toiro que menos servia do curro de Grave, sem conseguir de todo triunfar. Seu Pai, o Maestro Paulo Caetano, interpelou na trincheira o ganadeiro e o director de corrida Francisco Calado, alegando que "o animal era cego do olho direito". A cena não passou despercebida a ninguém. A seguir, discutiu na trincheira, também aos olhos de todo o mundo, com o empresário João Pedro Bolota, que é também apoderado de Moura Caetano. Depois disso, Paulo Caetano e sua Família (que assistia na bancada) abandonaram a praça.
Antes do início da corrida, outra cena: o cavaleiro Filipe Gonçalves ameaçou "dar uma cabeçada" ao cavaleiro praticante Filipe Ferreira, no "hall" de entrada da Monumental, acusando-o de "o ter tirado" do cartel da corrida da sua alternativa em Setembro nas Caldas...
Foi, na verdade, uma tarde de muitas emoções... que vamos contar, já a seguir, ao pormenor. Não perca também hoje, aqui, a grande reportagem da corrida de ontem em Santarém - que se iniciou com o tradicional e histórico cortejo de gala à antiga portuguesa - e todas as fotos de Emílio de Jesus: os Momentos de Glória, as pegas uma a uma, os Famosos que estavam nas bancadas.

Fotos M. Alvarenga